Fapesc inaugura laboratórios de pesquisa avançada na FURB; investimento na CLAIMS e Herbário FURB chega a 5 milhões
Por Camila Maurer [28/03/2025] [10 h47]
Representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) estiveram na Universidade Regional de Blumenau (FURB) nesta quinta-feira, 27, para solenidade de inauguração de dois laboratórios de pesquisa avançada: A Central Laboratorial de Análise Instrumental Multiusuários (CLAIMS) e o Herbário Dr. Roberto Miguel Klein: hub de estudos da biodiversidade. Os laboratórios, que atuam na área de valorização de resíduos agroindustriais e biodiversidade, receberam R$ 5 milhões em recursos do programa Multilab SC, financiado pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fapesc.
Os recursos foram viabilizados por meio do edital 15/2023, o “Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários Dedicados à Pesquisa Avançada”. Segundo Jürgen Andreaus, coordenador da CLAIMS, a aquisição dos novos equipamentos deve permitir a ampliação da gama de análises oferecidas à comunidade interna e externa. A estrutura da Central atende o setor privado com o desenvolvimento de projetos e realização de análises em diversas áreas, com destaque para o setor têxtil, além de viabilizar a realização de pesquisas dos programas de pós-graduação da universidade.

O Herbário FURB abriga uma coleção científica composta por cerca de 80 mil amostras e objetiva estimular estudos sobre a flora catarinense. De acordo com André Luís de Gasper, coordenador do projeto, os recursos provenientes do edital viabilizaram a aquisição de equipamentos que permitem transformar o herbário em um laboratório de estudos da biodiversidade, por meio de análises em diversas áreas, como morfoanatomia, biologia molecular e caracterização química.
Para a reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, o fomento do Governo do Estado tem sido fundamental para a ampliação das atividades de pesquisa desenvolvidas pelas universidades catarinenses. “A Fapesc tem se tornado uma fundação de fomento muito importante para a continuidade das nossas pesquisas. As universidades estão vivendo um excelente momento no Estado de Santa Catarina no fomento à pesquisa e desenvolvimento”, ressaltou.

Fábio Wagner Pinto, presidente da Fapesc, destacou a importância do fomento à pesquisa voltada às demandas regionais. “Essa iniciativa vai ampliar a capacidade de Santa Catarina analisar e abordar temas de grande demanda social. Estes espaços do programa MultiLab SC estão alinhados à visão do governador Jorginho Mello, de olhar para as demandas regionais e buscar soluções por meio da tecnologia e da inovação”, afirmou.
Confira a reportagem completa sobre o evento: