FURB encerra 2025 com entregas à comunidade e renova seu compromisso com o desenvolvimento de Blumenau e região
Por Camila Maurer [12/12/2025] [16 h44]
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) encerra 2025 renovando seu compromisso com práticas de ensino, pesquisa e extensão de excelência, em um ano marcado pela ampliação de serviços à comunidade, diversificação da oferta formativa e defesa da inclusão no Ensino Superior.
A inauguração do Hospital Universitário, em novembro, foi um dos marcos vividos pela universidade em 2025. A abertura foi viabilizada por meio de um contrato de gestão firmado com o Instituto Maria Schmitt (IMAS), que assumiu as atividades operacionais e de gestão da unidade. Aberto 24 horas, o serviço ampliou em cerca de 30% a capacidade de pronto atendimento de Blumenau, além de ampliar os campos de prática para os estudantes da instituição.
A Policlínica Universitária permaneceu como referência em atenção secundária, fornecendo atendimento especializado de acordo com as demandas do sistema de regulação do município. Ao longo do ano, mais de 30 mil atendimentos foram realizados. O Centro Especializado em Reabilitação II (CER II), que funciona dentro da Policlínica, ampliou a gama de serviços oferecidos à população com a inserção de protocolos de reabilitação em dor crônica e condições cardiorrespiratórias, inéditos no âmbito da saúde pública regional.
A universidade colocou sua estrutura e o conhecimento de seus profissionais a serviço da comunidade em diversas frentes. Pesquisadores e estudantes conduziram novo levantamento das cotas de enchente de Blumenau, fundamental para a gestão de riscos urbanos. O Laboratório de Análise de Combustíveis e Cromatografia (LAC/FURB) atuou no monitoramento da qualidade de bebidas destiladas comercializadas na Oktoberfest, em meio às preocupações nacionais envolvendo intoxicações por metanol. No campo das políticas públicas, o pesquisador Alexander Vibrans foi reconhecido nacionalmente por sua influência em documentos estratégicos e decisões governamentais relacionadas ao meio ambiente, a partir de seu trabalho à frente do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina.
No âmbito do Ensino, a universidade registrou recorde de matrículas da última década e ampliou sua oferta formativa com o anúncio da primeira graduação em Ciência de Dados de Santa Catarina, que prevê a implantação de uma Agência Integrada de Computação Aplicada dedicada a soluções regionais. A aprovação do curso de Medicina em Timbó pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) representa outro avanço, com previsão de 80 vagas anuais. Projetos pedagógicos seguiram fortalecendo a integração entre teoria e prática, como a ação do curso de Moda que resultou na doação de mais de 3 mil peças infantis confeccionadas pelos próprios estudantes durante aulas práticas.
A defesa da política de inclusão no Ensino Superior também foi destaque em 2025. O programa Universidade Gratuita, implementado pelo Governo do Estado, completou dois anos e, junto a outros benefícios concedidos pelo Estado, já beneficia cerca de 40% dos estudantes da FURB. Em junho, novas bolsas financiadas pela Prefeitura de Blumenau somaram esforços em direção à democratização das oportunidades de Ensino Superior.
Ações de extensão universitária reforçaram a presença da FURB junto à comunidade, com iniciativas em saúde, educação, meio ambiente, acesso à Justiça, entre outras áreas. Projetos como o Ateliê Vertical, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), o Serviço de Atendimento a Animais Silvestres (Saas Blu) e o FURB Móvel, por exemplo, reforçaram o alcance da instituição junto a escolas, comunidades e organizações.
O fomento à pesquisa científica e à infraestrutura laboratorial também avançou por meio do programa Multilab, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que destinou mais de 7 milhões de reais para aquisição de equipamentos para a Central Laboratorial de Análise Instrumental Multiusuários (Claims), o Laboratório de Análise de Combustíveis e Cromatografia (LAC) e o Herbário FURB.
Estes e outros momentos marcantes vividos pela comunidade acadêmica fazem parte da Retrospectiva 2025 produzida pela equipe da FURB TV. Confira a reportagem:

