FURB realiza monitoramento de qualidade de bebidas destiladas que serão consumidas na Oktoberfest

FURB realiza monitoramento de qualidade de bebidas destiladas que serão consumidas na Oktoberfest

Foto: Carlos Henrique Koch

O Laboratório de Análise de Combustíveis e Cromatografia da Universidade Regional de Blumenau (LAC/FURB) realizou uma ação de monitoramento da qualidade de bebidas destiladas que serão consumidas durante a Oktoberfest, em Blumenau. O objetivo é verificar se as bebidas estão contaminadas por metanol, substância responsável por casos de intoxicação no país. A ação é fruto de uma parceria entre o Departamento de Engenharia Química da universidade e a Prefeitura Municipal de Blumenau.

Técnicas do LAC/FURB foram até a Vila Germânica na última terça-feira, 7, e coletaram amostras de 17 bebidas destiladas que serão comercializadas durante a festa. O processo de coleta foi realizado na presença de agentes da Vigilância Sanitária do município. As amostras foram levadas para o laboratório, localizado no campus 2 da universidade, e passou por análises para identificar se alguma das amostras está contaminada com a substância. “A técnica que nós utilizamos é a cromatografia. Primeiramente, injetamos uma alíquota de metanol no equipamento, para calibrá-lo. Depois, injetamos as amostras coletadas para verificar se vai detectar ou não a presença de metanol”, explica Dilamara Riva Scharf, Doutora em Química e gerente técnica do LAC/FURB. Os resultados serão entregues à Prefeitura de Blumenau.

Para o professor Vinicyus Wiggers, coordenador do LAC e da Agência de Inovação Tecnológica da universidade, o monitoramento é uma forma de colocar a estrutura e a experiência do laboratório a serviço da comunidade. “Temos um conhecimento acumulado na detecção e quantificação de metanol, que também é um composto químico utilizado na adulteração de combustíveis. Dada essa experiência, em uma conversa com a Prefeitura Municipal de Blumenau, acordamos que poderíamos fazer um monitoramento do teor de metanol para contribuir com a sociedade e conferir um pouco mais de segurança aos consumidores da festa”, explica.

A partir de agora, a detecção e quantificação de metanol em bebidas alcoólicas destiladas passa a integrar o portfólio de serviços oferecidos pelo laboratório para clientes externos. Interessados em contratar o serviço devem entrar em contato pelo telefone (47) 3221 6099, que também funciona como WhatsApp.

 

 

 

Sobre o LAC/FURB

O LAC foi fundado em 1998 e se tornou pioneiro na análise de combustíveis líquidos no país, tendo atuado junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP) no monitoramento da qualidade de diversos tipos de combustíveis. Atualmente, o laboratório integra o Programa de Monitoramento da Qualidade do Biodiesel (PMQBio) da ANP. Localizado no campus 2 da FURB, o laboratório oferece serviços de análise de combustíveis, além de análises de cromatografia e outros ensaios químicos para empresas e pesquisadores internos e externos.

Além do pioneirismo e da relevância social, o laboratório também é reconhecido pela confiabilidade dos resultados que fornece. O LAC é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na norma ISO 17025. A estrutura do laboratório também é empregada na realização de pesquisas nos Programas de Pós-Graduação da universidade. Mais de 100 pesquisadores internos e externos já se beneficiaram das atividades do laboratório ao longo de sua história.