AVALIAÇÃO
Avaliação Institucional
O processo de Autoavaliação Institucional é uma metodologia proposta pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação - SINAES, Lei 10.861/2004, implementado pelo Ministério da Educação e tem como finalidade criar uma cultura de avaliação dentro das Universidades. O objetivo geral dessa política é que as Instituições de Ensino Superior - IES gerem, de forma sistemática e contínua, informações quantitativas e qualitativas que permitam nortear seu planejamento - PDI, suas políticas e projetos, bem como sirvam de referência nos processos de Avaliação Institucional Externa.
Na FURB, o processo de Avaliação Institucional está em conformidade com as Resoluções FURB 14/2005 e 20/2005, que regulamentam o Programa de Avaliação Institucional da Universidade Regional de Blumenau - PAIURB e estabelecem a composição da Comissão Própria de Avaliação - CPA. A Universidade já passou por sete processos de autoavaliação institucional: 2001-2005, 2006-2008, 2009-2011, 2012-2014, 2015-2017, 2018-2020 e 2021-2023. Em 2010, o Conselho Estadual de Educação constituiu uma Comissão Verificadora que, em visita in loco, avaliou a Instituição dentro dos mesmos critérios do SINAES.
AVALIAÇÃO DOS CURSOS
A FURB apresenta os conceitos conforme Ciclo Avaliativo do SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Lei 10.861/2004 que o instituiu.
O ciclo avaliativo compreende a realização periódica de avaliação de instituições e cursos superiores, com referência nas avaliações trienais de desempenho de estudantes, as quais subsidiam, respectivamente, os atos de recredenciamento e de renovação de reconhecimento.
Fonte: Art. 33. Portaria nº 40/2007, republicada em 29/12/2010. (NR)
Contato
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Coplan - Coordenadoria de Planejamento
Coordenação: prof. Christian Krambeck
Câmpus 1 - Sala A-205 - Mapa
47 3321-0411
coplan@furb.br
AVALIAÇÃO DOS CURSOS
DPE - Divisão de Políticas Educacionais
Chefe: prof. Dr. José Francisco Gontan Albiero
Câmpus 1 - Sala A-203 - Mapa
47 3321-0622
dpe@furb.br
CONCEITOS DA UNIVERSIDADE
Índice Geral de Cursos
Índice Geral de Cursos - IGC é um indicador de qualidade das instituições de educação superior. É obtido a partir da média ponderada das notas dos cursos de graduação (CPC - Conceito Preliminar do Curso, atribuído pelo MEC) e pós-graduação (conceito dos cursos de mestrado e doutorado, atribuído pela Capes).
Tem por finalidade a regulação/supervisão pelo órgão público, consistindo num índice prévio de sustentação ao processo de Avaliação Externa in loco realizado pelas Comissões Avaliadoras nomeadas pelo Conselho Estadual de Educação - CEE/SC.
O resultado serve de referência para o processo de credenciamento e renovação de credenciamento. A periodicidade acompanha o ciclo avaliativo do SINAES.
Conceito Institucional – Avaliação Institucional Externa
A Avaliação das Instituições de Educação Superior tem por objetivo identificar as suas condições de atuação, por meio de suas atividades, cursos, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões e critérios constantes nos instrumentos do SINAES, utilizados pelo INEP.
O órgão regulador/supervisor utiliza o IGC para determinar a avaliação in loco da Universidade. O IGC insatisfatório (nota inferior a 3) requer nova avaliação in loco. Quando mantida a nota insatisfatória na Avaliação Institucional Externa, ela resulta em reclassificação da Instituição em outra categoria acadêmica.
CONCEITOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
Conceito Enade
Conceito obtido do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, aplicado trienalmente pelo INEP/MEC, nas áreas avaliadas. O cálculo do conceito considera apenas o desempenho dos estudantes concluintes na prova de formação geral e componente específico. Consiste na média ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente específico e da nota padronizada dos concluintes na formação geral.
Conceito Preliminar de Curso - CPC
Conceito atribuído pelo MEC e publicado anualmente. É calculado para cada curso avaliado nas áreas contempladas na avaliação do Enade. É a média ponderada de diversas medidas relativas à qualidade de um curso (considera a nota dos concluintes e dos ingressantes no Enade, o Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado - IDD no Enade, a qualidade do corpo docente, a infraestrutura e a organização didático-pedagógica). O conceito preliminar constitui elemento de referência nos processos de avaliação para subsidiar a renovação de reconhecimento dos cursos de graduação.
Conceito do Curso - CC
Conceito obtido na verificação in loco realizada por Comissão Avaliadora designada pelo Conselho Estadual de Educação, com a finalidade de regulação/supervisão. O CEE/SC dá legalidade, validade e legitimidade aos cursos, através da publicação de atos ou decretos de reconhecimento ou de renovação do reconhecimento. A periodicidade acompanha o ciclo avaliativo do SINAES.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA
A Comissão Própria de Avaliação - CPA da FURB, tem como competências:
- coordenar e implementar os processos internos de avaliação institucional;
- organizar, processar e elaborar os relatórios parciais e gerais da avaliação Institucional, assim como providenciar a sua divulgação;
- providenciar a prestação de contas às instituições responsáveis pela Avaliação da Educação Superior, tanto na esfera Federal quanto Estadual, e/ou outras entidades financiadoras dos projetos de Avaliação Institucional.
Instrumento de autoavaliação
Com base nos pressupostos do SINAES, o instrumento de autoavaliação da FURB se fundamenta em 10 dimensões organizadas em 5 eixos, os quais identificam o perfil e o significado da atuação da Instituição.
A FURB utilizou nos processos de autoavaliação 2001-2005 e 2006-2008 os indicadores estabelecidos no instrumento de Avaliação Institucional para as Instituições de Ensino Superior - IES do Sistema ACAFE, elaborado pelo Grupo de Trabalho de Avaliação ACAFE, em 2005.
Nos processos referentes a 2009-2011, com o intuito de qualificar o trabalho de avaliação, a CPA revisou os indicadores de desempenho que vinha utilizando, alinhando-os com aqueles utilizados pelo Ministério da Educação (comissão externa), permitindo uma visão mais detalhada da realidade da Universidade.
Composição da CPA
A CPA é constituída por representantes da comunidade universitária e da sociedade civil, ficando vedada a existência de maioria absoluta por parte de qualquer um dos segmentos representados.
Documentos CPA
Relato Institucional - evidencia a interação entre avaliação e planejamento institucional e atividades acadêmicas.
Relatório de Autoavaliação - diagnóstico institucional por período avaliativo.
Relatório Parcial - Balanço crítico das ações e estratégias adotadas pela Instituição com relação às recomendações da CPA.
Contato
CPA - Comissão Própria de Avaliação
Coordenação: profa. Henriette Damm
Câmpus 1 - Sala I-503 - Mapa
47 3321-0281
cpa@furb.br
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, elaborado para um período de 5 anos, é o instrumento de gestão que considera a identidade da IES, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas e científicas que desenvolve ou que pretende desenvolver.
Documentos PDI
Contato
Coplan - Coordenadoria de Planejamento
Coordenação: prof. Christian Krambeck
Câmpus 1 - Sala A-205 - Mapa
47 3321-0411
coplan@furb.br
RECREDENCIAMENTO
O recredenciamento institucional é a renovação do processo de credenciamento da FURB que dá condições de funcionamento da IES como universidade.
O credenciamento nada mais é do que o ato autorizativo do MEC que permite que uma instituição de ensino oferte cursos de educação superior. Ou seja, o ato serve como o reconhecimento da IES pelo MEC. A FURB foi credenciada como universidade pelo MEC através da Portaria Ministerial nº 117, de 13 de fevereiro de 1986.
Os atos autorizativos fixam os limites da atuação e os prazos de validade, devendo ser renovados periodicamente através de avaliação com visita in loco à instituição, por Comissão nomeada pelo Conselho Estadual de Educação/SC.
O último recredenciamento da FURB como Universidade ocorreu em 2023, entre os dias 11 e 15 de setembro. A Comissão observou diferentes aspectos resumidos em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física.
Nos dias de visita, a Comissão faz análise documental, visita às instalações da FURB e entrevistas com representantes dos corpos docente, discente e técnico-administrativo.
O envolvimento de toda a comunidade acadêmica é fundamental nesse processo de avaliação.
É importante salientar que é a partir do credenciamento e recredenciamento que as IES são classificadas como universidade, centro universitário ou faculdade.