Desenvolvimento profissional docente é assunto de pesquisa
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [28/08/2018] [11 h27]
Compreender as trajetórias de desenvolvimento profissional docente de professores com formação inicial na Educação a Distância e que atuam na docência presencial na Educação Superior. Foi com este foco que a mestranda Meike Marly Schubert do Programa de Pós-Graduação em Educação, fez a pesquisa intitulada “Desenvolvimento profissional docente: trajetórias de professores com formação inicial na educação a distância e que atuam na docência superior presencial”.
Com a orientação da professora Rita Buzzi Rausch, a acadêmica investigou as instituições de Educação Superior da Microrregião de Blumenau.
Como resultados da pesquisa, destaca-se que os professores participantes na trajetória Antecedente optaram pela graduação na EaD pela ausência de curso superior na região; do custo financeiro do curso superior e do tempo necessários ao estudo e ao trabalho. À escolha da profissão docente teve diferentes contextos sociais e a influência do “bom” professor. A Base de formação inicial na EaD exige a adaptação à modalidade; ampliação de componentes práticos no curso e saberes docentes específicos à cada modalidade de ensino.
Como proposições resultantes da pesquisa, nota-se que o desenvolvimento profissional docente destes professores a partir de uma formação inicial e continuada para atuação nas diferentes modalidades de ensino e de saberes da docência virtual e presencial como possibilidades para a qualidade na docência na Educação Superior.
Com a orientação da professora Rita Buzzi Rausch, a acadêmica investigou as instituições de Educação Superior da Microrregião de Blumenau.
Como resultados da pesquisa, destaca-se que os professores participantes na trajetória Antecedente optaram pela graduação na EaD pela ausência de curso superior na região; do custo financeiro do curso superior e do tempo necessários ao estudo e ao trabalho. À escolha da profissão docente teve diferentes contextos sociais e a influência do “bom” professor. A Base de formação inicial na EaD exige a adaptação à modalidade; ampliação de componentes práticos no curso e saberes docentes específicos à cada modalidade de ensino.
Como proposições resultantes da pesquisa, nota-se que o desenvolvimento profissional docente destes professores a partir de uma formação inicial e continuada para atuação nas diferentes modalidades de ensino e de saberes da docência virtual e presencial como possibilidades para a qualidade na docência na Educação Superior.
Para saber mais detalhes sobre a dissertação, basta acompanhar a defesa, marcada para esta quarta-feira, dia 29 de agosto.
Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação
Dissertação: “Desenvolvimento profissional docente: trajetórias de professores com formação inicial na educação a distância e que atuam na docência superior presencial”
Mestranda: Meike Marly Schubert
Orientadora: Rita Buzzi Rausch
Defesa: dia 29 de agosto (quarta-feira), às 14h, na Sala I-305, Campus 1 da FURB