José Marques de Melo deixa importante legado para a FURB

José Marques de Melo deixa importante legado para a FURB

Foto: Divulgação

Esta quarta-feira, 20 de junho, foi um dia triste para os profissionais da comunicação do mundo todo. Aos 75 anos, o alagoano José Marques de Melo faleceu, em São Paulo, em decorrência de um enfarte. O jornalista foi um importante influente dos cursos de jornalismo de todo o Brasil, entre eles, o curso da FURB. Foi Marques de Melo que ministrou a aula inaugural do curso e apadrinhou a graduação blumenauense que nasceu em 2014.  

Relembre aqui a aula inaugural do Curso de Jornalismo da FURB, com a presença do professor José Marques de Melo.

O acervo da hemeroteca (https://hemerotecafurb.wixsite.com/hemeroteca) do curso é um presente que Marques de Melo ofereceu para a graduação, em junho de 2014. O espaço com mais de 2 mil obras fica no terceiro andar da Biblioteca Universitária Profº Martinho Cardoso da Veiga, no Campus I e leva o nome do professor.
 
O jornalista foi quem fundou a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), foi o primeiro doutor em jornalismo qualificado por uma universidade brasileira, fundou a Escola da Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), onde Marques de Melo também foi diretor.
 
Marques de Melo foi orientador da professora doutora Clarissa Josgrilberg Pereira e mentor de Roseméri Laurindo, ambas professoras no curso de jornalismo da FURB. Pelo conhecimento repassado aos alunos, diversos estudantes lamentaram a morte de Marques de Melo pelas redes sociais. O corpo foi sepultado nesta quinta-feira, 21 de junho, no Cemitério do Morumbi.