Mestranda avalia educação especial e a aceitação fantasma
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [26/02/2018] [10 h44]
Analisar os modos como se estabelecem as interações entre escola e família de um estudante Público-Alvo da Educação Especial de uma escola da rede municipal de Blumenau. Foi nesta perspectiva que a acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Perla Torrens, fez a pesquisa de Mestrado.
Orientada pela professora, Andrea Soares Wuo, a mestranda ouviu cinco professores, uma gestora, um estudante com Síndrome de Down e a mãe do estudante.
Os resultados da pesquisa evidenciaram algo surpreendente: “diante do caráter obrigatório da inclusão, a aceitação de estudantes com deficiência na escola caracteriza-se como uma “aceitação fantasma”, em que os professores toleram e condicionam a presença do estudante ao que consideram adequado. A responsabilidade pela escolarização do estudante recai apenas sobre alguns membros da comunidade escolar, em especial, sobre a família e os professores de apoio pedagógico”, diz o resumo da dissertação.
Em relação às interações entre escola e família, notou-se que os profissionais consideram a falta de estrutura escolar e a falta de formação na área da Educação Especial obstáculos para a ocorrência de relações harmoniosas.
Orientada pela professora, Andrea Soares Wuo, a mestranda ouviu cinco professores, uma gestora, um estudante com Síndrome de Down e a mãe do estudante.
Os resultados da pesquisa evidenciaram algo surpreendente: “diante do caráter obrigatório da inclusão, a aceitação de estudantes com deficiência na escola caracteriza-se como uma “aceitação fantasma”, em que os professores toleram e condicionam a presença do estudante ao que consideram adequado. A responsabilidade pela escolarização do estudante recai apenas sobre alguns membros da comunidade escolar, em especial, sobre a família e os professores de apoio pedagógico”, diz o resumo da dissertação.
Em relação às interações entre escola e família, notou-se que os profissionais consideram a falta de estrutura escolar e a falta de formação na área da Educação Especial obstáculos para a ocorrência de relações harmoniosas.
A defesa
Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação
Dissertação: Interações entre escola e família no processo de inclusão de um estudante público-alvo da educação especial
Mestranda: Perla Torrens
Orientadora: Andrea Soares Wuo
Defesa: dia 28 de fevereiro (quarta-feira), às 14h30min, na Sala: I-305, Campus 1 da FURB
A defesa é aberta à participação da comunidade.