Fitub - Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau

Facebook Twitter Imprimir

FITUB

 

Festival de teatro

 
Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau é um dos mais importantes eventos de ensino, pesquisa e extensão do calendário do teatro universitário brasileiro e sul-americano, seja pela sua natureza arrojada seja pela sua permanência e regularidade.
 
As apresentações dos espetáculos estão vinculadas a debates e análises, que por seu elevado nível didático pedagógico, graças ao corpo de professores-artistas, cumpre papel decisivo no estímulo à criação e à indução de novas experiências cênicas por meio de uma crítica fortemente reflexiva de caráter eminentemente construtivo. 
 
A descentralização dentro da cidade se dá por meio do Palco sobre Rodas onde são oferecidos espetáculos que circulam pelos bairros de Blumenau, além dos espaços alternativos exigidos pelas próprias montagens dos espetáculos das Mostras.
 
Estimulando o desenvolvimento artístico e cultural do estado de Santa Catarina e projetando a FURB no âmbito do país e da América Latina, o festival é uma fonte multiplicadora e irradiadora de saberes que se harmonizam por meio da síntese entre ensino, pesquisa e extensão.
  

Objetivo geral

 
Estimular a produção e a pesquisa em artes cênicas dentro das universidades brasileiras e da Ibero-Americanas por intermédio de oficinas, palestras, mesas de debate, apresentação e análise de espetáculos, promovendo o intercâmbio entre professores, técnicos, artistas e comunidade,    incentivando a reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem em artes cênicas no âmbito de competência e responsabilidade das Universidades Brasileiras e Ibero-Americanas, assim como estimular a criação artística teatral em geral.
 

Objetivos específicos

 

1 - Estimular a montagem e apresentação de espetáculos teatrais por grupos universitários brasileiros e ibero-americanos, assim como por grupos independentes.

2 - Estimular a pesquisa em artes cênicas no âmbito das universidades e fora delas.
3 - Promover o intercâmbio cultural entre grupos Universitários de Escolas de Teatro e de Extensão Universitária brasileiros e ibero-americanos.
4 - Promover a reflexão, por parte dos integrantes dos grupos participantes, sobre o fazer artístico, por meio de debates, palestras e estudos.
 
5 - Estimular o processo de ensino/aprendizagem em artes cênicas através de oficinas.
6 - Oportunizar o encontro de professores e artistas de teatro, visando o intercâmbio de idéias, através das análises de espetáculos e de seminários científicos.
7 - Estimular a criação de textos teatrais.
8 - Oportunizar ao público local e regional um contato maior com a cultura nacional e dos países ibero-americanos, por meio da arte teatral, durante a realização do evento.
9 - Publicação digital dos anais da Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais.
 

Resultados alcançados

 
Criado em 1987, O Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau tem sido mais abrangente a cada ano. Além de envolver diversos Estados Brasileiros, nos últimos anos vem conquistando a participação de grupos Ibero-Americanos. Nas últimas edições o Fitub recebeu grupos de Portugal, Chile, Argentina, Colômbia, entre outros. A sua abrangência se expande para todas as classes sociais, pois através da ação Palco sobre Rodas, o festival leva os espetáculos às comunidades de difícil acesso. Além disso, todas as suas atividades são abertas à comunidade. Muitos méritos devem-se ao festival. Além de promover e incentivar as artes cênicas, tanto em número de apresentações como no estudo sobre o assunto, tem influenciado positivamente a realização de temporadas teatrais na cidade.  
Promover e incentivar outros artistas como músicos, artistas plásticos, fotógrafos e poetas, foi outro sucesso alcançado pelo Festival de Teatro, que disseminou a cultura em todas as formas, reservando em sua programação um espaço para diversas apresentações artísticas por intermédio da ação Eventos Especiais. O festival se caracteriza não somente pelas apresentações artísticas, mas também pelo intercâmbio cultural, pelo seu caráter pedagógico através da realização das oficinas e com o debate envolvendo o público, artistas e professores e o mais importante, o envolvimento de toda a comunidade. O Festival cumpriu e continuará cumprindo sua função social e para o desenvolvimento cultural, exemplo notável de incentivo às artes e à formação de novos profissionais do teatro.