CULTURA
A cultura é o coração da FURB
Mais do que uma instituição de ensino, a FURB é um centro de incentivo à cultura. Acreditamos que o investimento em programas e projetos artísticos e culturais é uma grande oportunidade para o desenvolvimento e a integração social.
Junte-se a nós em nossos grupos artísticos, formados por estudantes, profissionais e membros da comunidade, e faça parte de uma história onde a arte e o conhecimento caminham juntos.
Consultar editais
FESTIVAL DE TEATRO
Espetáculo além das fronteiras
Estimulando o desenvolvimento artístico e cultural do estado de Santa Catarina e projetando a FURB no âmbito do país e da América Latina, o Fitub - Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau é uma fonte multiplicadora e irradiadora de saberes que se harmonizam por meio da síntese entre ensino, pesquisa e extensão.
O Festival se caracteriza não somente pelas apresentações artísticas, mas também pelo intercâmbio cultural, pelo seu caráter pedagógico através da realização das oficinas, com debates envolvendo o público, artistas e professores e, o mais importante, o envolvimento de toda a comunidade.
O Fitub cumpre sua função social e, para o desenvolvimento cultural, é exemplo notável de incentivo às artes e à formação de novos profissionais do teatro.
Foto: Cia ATeliê voadOR de Teatro, Salvador BA, "O Diário de Genet", melhor espetáculo do 27º Fitub
CAMERATA DE VIOLÕES
A música de câmara e o violão como instrumento de concerto
A Camerata de Violões da FURB divulga a cultura do violão, a difusão da música de câmara e incentiva o desenvolvimento técnico e musical de jovens talentos universitários. É composta por quatro violonistas estudantes da Universidade e se apresenta em eventos acadêmicos, artísticos e culturais, em várias cidades do estado de Santa Catarina.
Se você tem interesse em levar a Camerata de Violões da FURB para seu evento, entre em contato através do e-mail cultura@furb.br.
- Coordenação: prof. Renato Mór
- Ensaios: terças, 15h30 às 18h, sala R-230 e sala R-207
CORO
Utiliza elementos da linguagem cênica e percussão corporal
O Coro da FURB foi fundado em 1992 e, desde então, vem servindo como mostra da produção artística realizada dentro da Universidade.
Trabalhando com MPB adaptada para o canto coral e com o apoio da linguagem cênica, o Grupo expande as fronteiras da realização artística, buscando uma identidade própria dentro da linguagem coral.
Sob a regência de Eusébio Kohler, o Coro da FURB é formado por 30 integrantes, dentre voluntários e estudantes bolsistas dos mais diversos cursos da FURB, realiza ensaios semanais ao longo de todo o ano.
- Coordenação: Eusébio Kohler
- Ensaios: terças, 18h30 às 20h30, Auditório Prof. Rivadávia Wollstein - Bloco T - Sala 110
GRUPOS DE DANÇAS
Estilos diversos
Os Grupos de Danças da FURB constituem-se como atividades de produção artística, abertas aos acadêmicos e servidores da FURB e também aos membros da comunidade. Estão divididos em oito vertentes de danças: Alemãs, Contemporânea, Urbanas, Espanhola, do Ventre, Dança-Teatro, de Salão e Jazz Dance.
O pioneiro é o Grupo de Danças Alemãs (1994), com vasta trajetória nacional e internacional, com destaque por abrilhantar a Oktoberfest Blumenau. Os grupos de Dança Contemporânea, Urbanas e Salão iniciaram em 2016. Em 2020 surgiram as práticas de Danças Espanholas; em 2022, Dança-Teatro e, em 2023, Dança do Ventre. A novidade de 2025 foi a criação do Grupo de Jazz Dance. Esses núcleos de diferentes estilos de danças são conduzidos por acadêmicos e voluntários que pesquisam tais vertentes e transmitem seus saberes para a comunidade acadêmica e externa.
Para a realização de apresentações externas é necessário um espaço mínimo de 8x8 metros de área livre. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail cultura@furb.br.
Danças Alemãs
- Instrutoras: Alexia Tainá
- Encontros: segundas, 20h às 23h, Bloco U Ginásio - 2º piso ASEF
Dança Contemporânea
- Instrutora: Gabriela Loos
- Encontros: quintas, 16h30 às 18h, sala R-212
Dança Espanhola
- Instrutora: Giovanna Fontinele
-
Encontros: quintas, 14h30 às 16h, sala S-125
Dança-Teatro
- Instrutor: Vitor Antonio Bruckmann
-
Encontros: terças, 16h45 às 18h, sala R-212
Danças Urbanas
- Instrutora: Julia Tavella
- Encontros: sextas das 17h às 18h15, sala S-125
Danças de Salão
- Instrutor: João Henrique Zen Dacol
- Encontros: sextas das 15h às 16h30, sala R-212
Dança do Ventre
- Instrutora: Laís Cristina Bardella
- Encontros: quartas, 17h às 18h30, sala R-212
Jazz Dance
- Instrutora: Mariana Martini dos Santos
- Encontros: terças, 16h30 às 18h, sala S-125
Atenção: Para inscrição em Dança-Teatro, Dança do Ventre e Jazz Dance, encaminhar e-mail para cultura@furb.br
GRUPO TEATRAL PHOENIX
Espaço de criação permite a seus integrantes o convívio com a arte
Caracteriza-se pelo constante estudo na área de encenação teatral, contribuindo para a construção da cidadania e desenvolvimento do senso crítico sobre o estar no mundo.
Fundado em 1974 por estudantes da Universidade, incentivados pela professora de Artes Cênicas Edith Kormann, o Grupo Teatral Phoenix foi dirigido, ao logo de sua história, por grandes profissionais do teatro nacional e internacional e transitou pelos mais variados estilos de representação. É o grupo teatral mais antigo de Blumenau.
O Phoenix é um projeto de extensão integrado por estudantes da FURB e voluntários vindos da comunidade que participam de treinamentos oferecidos como também das montagens realizadas.
A cada ano o Grupo realiza nova montagem buscando discutir assuntos de interesse da comunidade jovem, representada por seus próprios integrantes.
- Coordenação: prof. Roberto Carlos Murphy
- Ensaios: quartas, das 14h às 18h, sala S-113
ORQUESTRA
Difundindo a música instrumental com repertório diversificado desde gêneros clássicos até populares
A Orquestra da FURB é um conjunto sinfônico clássico, que iniciou suas atividades em 1999, sob a regência do maestro emérito Frank Graf e consolidou-se como programa de extensão. O projeto coloca em prática o poder transformador que a união entre ensino, pesquisa e extensão pode ter sobre a sociedade, agregado ao fomento à cultura, oportunizando o desenvolvimento e a integração social.
Formada por dois segmentos a partir dos próprios integrantes do grande grupo – a Orquestra de Cordas e a FURB Jazz Band – que executam repertório específico como barroco e os estilos jazz, soul e bossa nova.
Composta por estudantes do curso de Música e de outros cursos da Universidade, profissionais e voluntários da comunidade, sob a regência e coordenação do professor Roberto Rossbach e assistência do regente Luiz Lenzi.
- Coordenação: Roberto Rossbach
- Ensaios: quartas, 14h30 às 17h, salas R-207 e R-230
Orquestra de Cordas da FURB
Com regência do maestro Roberto Rossbach, a Orquestra de Cordas iniciou suas atividades em 2008 como um segmento da grande orquestra, com o objetivo de desenvolver um trabalho específico com o repertório antigo. A formação instrumental configura-se pela base original das orquestras do século XVIII, composta pelos primeiros violinos, segundos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Conforme o programa, são inseridos outros instrumentos como o cravo, o órgão, os sopros e coro. Tem em seu currículo interpretações de estilo barroco francês, italiano, alemão e inglês, com obras de compositores como Antonio Vivaldi, Caspar Ferdinand Fischer, Jean Phillip Rameau, Henry Purcell, Niccolò Pórpora, Georg Phillip Telemann, Johann Sebastian Bach, Georg Friedrich Haendel e Giovanni Battista Pergolesi.
FURB Jazz Band
Sob a regência do maestro Luiz Lenzi, a Furb Jazz Band, assim nomeada pelo maestro Frank Graf, nasceu em 2005, dentro da Orquestra da FURB, pelo anseio dos músicos em ampliar e diversificar o repertório. Professores, acadêmicos e voluntários integram o grupo e assim, de maneira descontraída, o público tem a oportunidade de sentir ritmos como o jazz, o soul e a bossa nova. Ao som das madeiras e dos metais alicerçados pela guitarra, contrabaixo, teclados e percussão, os clássicos populares encontram lugar no repertório da Furb Jazz Band em seus concertos didáticos, levando cultura, conhecimento e despertando talentos nos jovens.
ESPAÇOS CULTURAIS
A FURB dispõe de ambientes para o desenvolvimento de atividades de ensino, cultura e arte dentro da Universidade. São cinco auditórios, salões para exposições, espaço de cinema e vídeo e pátio aberto.
Saguão do Bloco A - câmpus 1
- Exposições, apresentações culturais e lançamentos de livros
- Espaço: 80 m²
- Reservas: Divisão de Cultura - 47 3321-0360 - cultura@furb.br
Salão Angelim - câmpus 1
- Hall da Biblioteca Universitária
- Exposições, apresentações culturais e lançamentos de livros
- Espaço: 90 m²
- Reservas: Divisão de Cultura - 47 3321-0360 - cultura@furb.br
Pátio da Biblioteca - câmpus 1
- Mostras científicas, atividades acadêmicas e culturais
- Espaço: 460 m²
- Reservas: Divisão de Cultura - 47 3321-0360 - cultura@furb.br
Auditório câmpus 1 - Bloco H
- Auditório Prof. Padre Orlando Maria Murphy
- Bloco H - Biblioteca Universitária
- Capacidade: 150 lugares
- Câmpus 1 - Sala G-202
- Reservas: Ambientes de Aprendizagem - 47 3321-0484 - reservasala@furb.br
Auditório câmpus 1 - Bloco J
- Auditório Prof. Milton Pompeu da Costa Ribeiro
- Bloco J - Sala 102
- Capacidade: 200 lugares
- Reservas: Ambientes de Aprendizagem - 47 3321-0484 - reservasala@furb.br
Auditório câmpus 1 - Bloco T
- Auditório Prof. Rivadávia Wollstein
- Bloco T - Sala 110
- Capacidade: 100 lugares
- Reservas: Ambientes de Aprendizagem - 47 3321-0484 - reservasala@furb.br
Auditório câmpus 1 - Galpão
- Galpão da Arquitetura e Urbanismo
- Capacidade: 70 lugares
- Reservas: Ambientes de Aprendizagem - 47 3321-0484 - reservasala@furb.br
Auditório câmpus 2 - Bloco D
- Bloco D - Sala 010
- Capacidade: 100 lugares
- Reservas: Ambientes de Aprendizagem - 47 3321-0484 - reservasala@furb.br
Espaço de Cinema e Vídeo
- 3º piso do Bloco H - Biblioteca Universitária - câmpus 1
- Exibição de vídeos e filmes, debates sobre a arte da imagem em movimento
- Espaço: 63 m² - Capacidade: 40 lugares
- Reservas: Divisão de Cultura - 47 3321-0360 - cultura@furb.br
Livraria Universitária
- Térreo do Bloco I - câmpus 1
- Área interna para pequenos eventos e/ou externa para outras propostas.
- Capacidade: 20 lugares
- Reservas: Divisão de Cultura - 47 3321-0360 - cultura@furb.br
EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS
As Exposições Temporárias de Artes Visuais do Salão Angelim são regulamentadas por Edital específico publicado em novembro de cada ano. As inscrições são gratuitas para participar da seleção. O Salão Angelim está localizado no câmpus 1 da FURB, junto à Biblioteca Universitária.
CONTATO
DIC - Divisão de Cultura
Chefe: Ruan Rafael Rosa
Câmpus 1 - Sala E-005 - Mapa
47 3321-0360
cultura@furb.br