42ª Semana Acadêmica de Direito da FURB tem início com grandes nomes do cenário jurídico nacional

42ª Semana Acadêmica de Direito da FURB tem início com grandes nomes do cenário jurídico nacional

Foto: Elisiane Roden

Começou na segunda-feira, 8 de setembro, a XLII Semana Acadêmica de Direito da FURB. Até 12 de setembro, o Diretório Acadêmico Clóvis Bevilacqua (Daclobe) promove um dos eventos mais tradicionais do meio jurídico da região, reunindo mais de 700 estudantes, professores e profissionais do Direito. 

Com o tema “Acesso à Justiça e Estado de Direito no Brasil”, a programação inclui oficinas práticas, debates, lançamentos de livros e palestras com importantes referências nacionais da área. O objetivo é fortalecer a formação acadêmica e ampliar a conexão entre universidade e mercado jurídico.

Segundo Pedro Cunha, presidente do DACLOBE, a 42ª Semana Acadêmica de Direito tem um diferencial especial. É um evento feito de estudantes para estudantes, totalmente gratuito e aberto à comunidade. Teremos desembargadores, ministros e professores de diversas universidades do país, o que torna a programação muito rica para quem busca mais conhecimento na área jurídica”, comenta o estudante.

A reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, também destacou a relevância da mobilização estudantil. “É muito importante ver nossos acadêmicos organizando um evento dessa dimensão, trazendo convidados de diferentes regiões do país e até de Brasília, como a ministra Nancy Andrighi. Esse é um momento de qualificação além da sala de aula, que enriquece a formação e amplia horizontes”, salienta a reitora.

A abertura oficial aconteceu na segunda-feira (8), às 18h45, no auditório do bloco J da FURB, com a participação da desembargadora Ana Blasi (TRF4) e da advogada Daniela Libório (OAB-SP), em painel sobre direito das cidades, constitucionalismo e acesso à justiça.

"Estou muito feliz com o convite, é um prazer enorme estar aqui, fazer a abertura dessa semana acadêmica e compartilhar minha experiência de vida, profissional e acadêmica. O tema é muito importante, especialmente porque estamos às vésperas da COP 30, e nada mais justo do que trabalhar essa pauta. Deixo um recado para os alunos: estudem e se capacitem, pois, quando falamos em meio ambiente, a principal lição que precisamos aprender e colocar em prática é a educação ambiental”, finaliza a desembargadora.

Na terça-feira (9), a programação conta com oficina prática do presidente da OAB Blumenau, Pedro Cascaes Neto, e um cine debate conduzido pelo desembargador João Marcos Buch (TJSC).

Entre os dias 10 e 11 de setembro, a programação contará com painéis, mesas de discussão e uma oficina prática ministrada pela Defensoria Pública de Santa Catarina. A Ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), falará sobre “Herança Digital: Identificação e transmissão dos bens digitais” em palestra que marcará o encerramento da jornada, no dia 12 de setembro, às 9h30, no Teatro Carlos Gomes. Nascida em Soledade (RS), a magistrada foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no STJ, em 1999.