49º Semana Acadêmica de Biologia reúne de paleontologia à astrobiologia
Por Elisiane Roden, estudante de Jornalismo [16/09/2025] [14 h47]
Na noite de quinta-feira (11), a 49ª Semana Acadêmica de Ciências Biológicas da FURB trouxe duas palestras que despertaram a curiosidade e a imaginação do público, unindo ciência, futuro e passado em uma mesma programação. A primeira palestra, ministrada pela bióloga e egressa da FURB, Júnia Schultz, abordou o tema “Astro(biólogo): Explorando a vida além da Terra”. Júnia destacou como a biologia contribui para a busca por vida extraterrestre, utilizando microrganismos extremófilos como modelos para possíveis formas de vida fora do planeta.
Foram apresentadas técnicas como análises ômicas, experimentos espaciais e o papel dos biólogos em pesquisas interdisciplinares em astrobiologia. Com experiência internacional, incluindo pesquisas na Arábia Saudita, Júnia destacou a importância de trazer o tema para Blumenau. “Fico muito feliz em trazer essa temática para Blumenau. A astrobiologia é uma ciência emergente que dialoga com a biologia, a geologia, a paleontologia e a astronomia. É importante mostrar como o biólogo pode atuar em uma área ainda pouco conhecida no Brasil, mas cheia de possibilidades”, afirmou.
Na sequência, o público acompanhou a palestra “Desvendando o passado: pesquisas paleontológicas na Universidade do Contestado”, com Maurício R. Schmitt, que apresentou descobertas fósseis em Santa Catarina, ressaltando a importância das pesquisas do CENPALEO para a compreensão da história geológica e da vida pré-histórica da região.
A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Keila Zaniboni Siqueira Batista, destacou a relevância da programação. “O auditório tem estado cheio desde o primeiro dia. As áreas contempladas são muito amplas, desde os microrganismos até os grandes organismos. Isso mostra a riqueza do campo da biologia e o quanto nossos estudantes têm aproveitado para trocar ideias e fazer perguntas”, pontua.
Já a presidente do Centro Acadêmico Fritz Müller, Louise Vezaro, ressaltou o envolvimento dos estudantes na organização. “Foi um trabalho coletivo, desde a programação até a busca por apoiadores. Temos recebido muitos elogios e ver esse retorno nos deixa muito gratos”, contou.
Com o tema “Animais Invisíveis”, a semana reuniu cerca de 120 participantes por dia, entre estudantes, professores e profissionais da área. A programação que ocorreu de 8 a 12 de setembro, inclui palestras, minicursos e até um concurso de fotografias feitas pelos alunos, cujas melhores imagens serão premiadas no encerramento.
Entre os destaques foram as palestras sobre bioacústica ornitológica, intitulada “As aves aqui gorjeiam”, e a apresentação que revela como insetos podem auxiliar em investigações forenses. O público também pode conhecer pesquisas sobre crustáceos ameaçados, cogumelos bioluminescentes e trabalhos realizados na Antártica.
Tradicional no calendário acadêmico da FURB, o evento já se prepara para a 50ª Semana Acadêmica de Ciências Biológicas, que promete ser histórica e reunir ainda mais novidades para marcar meio século das atividades estudantis.