Agência de Inovação Tecnológica da FURB tem projetos disponíveis para licenciamento ao mercado

Agência de Inovação Tecnológica da FURB tem projetos disponíveis para licenciamento ao mercado

Foto: Internet

O que uma bala de goma energética com cafeína, um copo térmico capaz de controlar a temperatura das bebidas e um filme biodegradável formulado com extrato de erva-mate têm em comum? Na Agit (Agência de Inovação Tecnológica) da FURB, estas são três ideias entre os 15 projetos disponíveis na vitrine tecnológica para licenciamento.


Iniciando o ano de 2024 com vários projetos em andamento, a Agit reforça neste ano sua missão de promover ações de inovação tecnológica, assegurando a proteção do patrimônio intelectual da FURB, valorizando as iniciativas dos próprios estudantes que possam fazer a diferença no contexto regional e global.


Em um site específico, é possível conhecer as ideias agenciadas pela Agit e saber de que forma é possível contribuir com os estudantes envolvidos em cada um dos projetos, incorporando as iniciativas ao mercado local e possibilitando com que o estudante viva na prática seus primeiros passos no exercício da inovação.


“Na vitrine, você encontra algumas das tecnologias desenvolvidas pela comunidade acadêmica que estão disponíveis para licenciamento. E caso você seja um aluno, um professor ou servidor e tenha uma ideia para resolver um problema, nos procure que podemos auxiliar”, convida o professor Dr. Vinicyus Rodolfo Wiggers, coordenador da Agit.


Periodicamente, a Agit promove a Feira de Inovação e Empreendedorismo, evento no qual as ideias inovadoras são apresentadas por pesquisadores de várias áreas e faixas etárias, não apenas da graduação. Os produtos são submetidos à apreciação de uma comissão organizadora e os autores dos trabalhos melhor avaliados recebem premiações, com grandes chances de emplacar suas ideias em projetos reais, recebendo royalties de interessados que queiram comercializar ou produzir o trabalho patenteado.