Alunos estudam casos de patologia animal em gincana nacional
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [14/05/2020] [15 h02]
Foto: CMC
Estudantes do Curso de Veterinária da Universidade Regional de Blumenau (FURB) estão participando de uma gincana nacional organizada pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV). Os alunos vão receber uma tarefa a cada quinzes dias, serão oito, no total, e aplicar o conhecimento teórico aprendido em sala de aula sobre patologia animal para desvendar um caso clínico. Estão participando do evento instituições de todo o país.
A mentora do Grupo de Estudos em Patologia Veterinária (GEPAV) da FURB é a professora Joelma Lucioli, que explicou como funciona a gincana: “nesses casos clínicos são exigidos conhecimentos gerais em patologia veterinária, identificação de lesão, macroscopia, correlação clínica patológica, um aspecto geral da doença... A nossa participação foi uma iniciativa dos próprios alunos, eles ficaram super empolgados após um evento que a gente participou recentemente”.
Para além de reforçar o aprendizado técnico-científico que é trabalhado com os acadêmicos durantes o curso, a participação no evento também tem um papel muito importante para aproximar os alunos em meio ao período de isolamento social. De acordo com a professora Joelma, “o objetivo é integrar a comunidade acadêmica ainda mais nesse momento em que a gente está passando por uma pandemia e não pode fazer os nossos habituais eventos e cursos”, complementou.
A aluna Suélyn Moreira é uma das quatorze integrantes do GEPAV, que está envolvida nas atividades da gincana. Suélyn é veterana, está no sétimo período, mas segue animada para desvendar os casos clínicos, “toda competição, em si, já traz consigo bastante empolgação aos participantes. Desvendar os casos clínicos é algo que me atrai bastante, que eu gosto de falar, que eu gosto de buscar. E tem grandes chances de ser aquilo que um dia eu vou me deparar no meu futuro profissional”.
Para Suélyn, se divertir é uma ótima forma de aprender e fixar o conteúdo. “Então esses casos clínicos que hoje são uma diversão, uma competição, um dia vai ser algo que vou estar enfrentando na minha realidade profissional. Tem sido um aprendizado gigantesco que eu sei que eu vou levar depois para minha carreira”, finalizou a estudante.
Os alunos receberam o primeiro caso na segunda-feira, 11. Agora estão aguardando a pontuação e classificação das equipes. Quem tiver interesse em acompanhar os casos pode acessar o instagram @gepav.fubr. Participam da gincana outras instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Santa Maria.