Arte na Escola Polo FURB reúne artistas e educadores em formação continuada
Por Elisiane Roden [06/10/2025] [16 h26]
O Instituto Arte na Escola e o Polo Arte na Escola – FURB promoveram o Programa de Formação de Agentes Multiplicadores, que ocorreu no campus 1 da universidade. Com o tema “Fronteiras Expandidas”, o evento reuniu artistas, educadores e agentes culturais para uma imersão em experiências de artes visuais, artes cênicas, literatura, dança e educação estética, entre os dias 29 e 30 de setembro.
A abertura foi marcada por homenagens e reconhecimento a parceiros que contribuíram com ações de formação e estudos ao longo do último biênio. Entre os convidados que receberam certificados de parceria estiveram representantes da Divisão de Cultura da FURB, do CAPSi FURB, das secretarias de educação de Indaial, Gaspar e Blumenau, além de representantes do Museu de Arte de Blumenau, Museu Hering e do Instituto Social Biss de Blumenau.
O evento também celebrou a trajetória de 32 anos do Arte na Escola – Polo FURB, destacando a contribuição das professoras aposentadas Rozenei Cabral e Lindamir Aparecida Rosa Junge, reconhecidas por suas lideranças na criação e consolidação do programa.
O pesquisador Prof. Dr. Jesse da Cruz ministrou a palestra de abertura, “Pret(ago)nizando a encruzilhada: saberes e fazeres para uma educação cultural contra-hegemônica”, trazendo reflexões sobre a ampliação dos saberes e fazeres na arte-educação e a valorização de conhecimentos gerados fora dos espaços formais de ensino.
O coordenador do programa, Tiago Pereira, destacou a importância da iniciativa. “Esse é um programa de formação de agentes multiplicadores que celebra mais de 30 anos de atuação da FURB na extensão universitária, especialmente na formação continuada de professores de artes. É um privilégio poder reunir esses profissionais e proporcionar esse intercâmbio de experiências para a comunidade de artistas e educadores”, comenta.
A programação contemplou oficinas e palestras com foco no diálogo entre diferentes linguagens, epistemologias e experiências culturais. A artista visual Sílvia Regina Mayer Teske conduziu a oficina “Sílvia Múltipla: possibilidades criativas híbridas” no Laboratório de Espetáculos, enquanto a produtora cultural Deda Silveira ministrou a formação “Laboratório do Corpo Criativo em Arte Educação: território de desaprendizagem”. A pesquisadora Silvia Sell Duarte Pillotto apresentou a palestra “Educação Estética e Formação Humana”.O Programa Arte na Escola – Polo FURB atua na qualificação de processos educacionais em arte, em parceria com o Instituto Arte na Escola, associação civil sem fins lucrativos dedicada à exploração da arte brasileira em processos formativos. A participação no evento foi gratuita e contou com a participação de cerca de 250 pessoas.