Artigo publicado na Nature comprova interação entre humanos, animais e ambiente

Artigo publicado na Nature comprova interação entre humanos, animais e ambiente

Foto: Divulgação

 

Os professores da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Eleine Anzai, da Medicina Veterinária e Alessandro Silveira, de Ciências Farmacêuticas, participaram de um artigo publicado na revista Nature, reconhecida entre as mais relevantes publicações internacionais do meio acadêmico/científico.

Para chegar ao artigo publicado, os professores participaram de um estudo com pesquisadores de outros importantes centros de pesquisa no país, como a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Escola Paulista de Medicina (EPM), entre outros, sobre o conceito de Saúde Única, que busca demonstrar a interação entre a saúde humana, animal e ambiental. O estudo durou três anos e foi financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates e pelo CNPq.

“O artigo é resultado de um trabalho de três anos, realizado com objetivo de implementação de Vigilância de Resistência Bacteriana em Saúde Única”, explica a professora Eleine.

Para demonstrar a interação entre o microbioma humano, animal e sua interação com ambiente, os pesquisadores realizaram estudos de metagenômica, que é o estudo da diversidade, taxonomia e do potencial funcional de uma comunidade microbiana coexistindo em um ambiente.  “Analisamos a microbiota intestinal de animais (de produção) e pessoas e a relação com o meio ambiente. Com isso, conseguimos mapear as bactérias, tanto as patogênicas, quanto as que vivem em simbiose com a microbioma intestinal de animais e humanos”, conta Eleine.

A conclusão dos pesquisadores é que estes microbiomas se relacionam e interagem, o que significa dizer que existe uma relação entre a saúde humana, animal e a transferência de espécies microbianas (patógenos e não patógenos) entre esses sistemas.

“Sabendo de toda esta interação, que foi comprovada pelo estudo, e na visão de Saúde Única, temos que começar a enxergar estas interações em saúde, na hora de propor políticas públicas e projetos de pesquisa, por exemplo. Não adianta mais olhar para uma doença infecciosa humana, sem olhar para o ambiente em que ela se insere e para a saúde dos animais, como animais de produção”, destaca a professora.  

A Nature é uma revista científica interdisciplinar britânica, publicada pela primeira vez em 4 de novembro de 1869, pela Nature Publishing Group

O artigo que tem a contribuição dos professores da FURB está na edição mais recente do periódico e pode ser acessado aqui https://www.nature.com/sdata/  

 

Animais selvagens

Recentemente, o Grupo de Pesquisa da FURB “Pesquisa Multidisciplinar no Contexto da Saúde Única” foi contemplado com o fomento do edital FAPESC Jovem Pesquisador com o projeto Vigilância e Monitoramento de Animais Selvagens como Sentinela de Resistência aos Antimicrobianos - Interface da Saúde Única. “Dessa forma, estamos dando continuidade aos projetos seguindo este contexto da Saúde Única e envolvendo principalmente os alunos de medicina veterinária e o Projeto de Extensão o Serviço de Atendimento de Animais Selvagens (SAASBLU) coordenado pelo professor Júlio Cesar de Souza Júnior, também do curso de Medicina Veterinária”, observa Eleine.