Artigos com foco social sobre coronavírus disponíveis em site
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [08/04/2020] [14 h04]
Cientistas sociais da Universidade Regional de Blumenau (FURB) estão produzindo artigos com reflexões sobre os impactos do COVID-19 no âmbito social, econômico e ambiental. Diante da profusão banalizada de opiniões sobre a pandemia, a ancoragem de materiais em espaço certificado por pesquisadores garante um conteúdo qualificado. A organização é do Núcleo de Estudos em Tecnociência (NET) do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).
Sob isolamento, professores e estudantes começaram a organizar no site do NET a coletânea de artigos de seus pesquisadores, sobre a emergência do novo coronavírus.
São abordagens com perspectiva das ciências sociais, urbanismo, economia e temas relacionados. “A gestão da COVID-19 constitui uma experiência social sem precedentes na história humana. Por isso o NET tem promovido debates sistemáticos sobre as implicações sociais e produzido reflexões”, afirma um dos organizadores do Núcleo, professor doutor Marcos Mattedi.
Dentre os artigos, que podem ser usados em aulas para servir de base para debates sobre a pandemia do novo coronavírus, há assuntos como distanciamento social, recessão, impasses na economia, tempos de pandemia. Sobre o termo distanciamento social, Marcos Mattedi discorre sobre a dependência de um consenso coletivo para fortalecimento de interações sociais seguras.
Maiko Spiess, coordenador do curso de Ciências Sociais, em um dos artigos, trata da preocupação com a crise econômica entre trabalhadores e empresários. Reforça que ninguém pretende um colapso econômico mas alerta que a crise virá. “A questão agora é o tamanho e duração da crise, e como as famílias, firmas e governos vão atravessar mais essa dificuldade”, escreve, concluindo que “no caso da histeria econômica, as pessoas parecem incapazes de perceber a natureza adaptável e socialmente determinada das atividades econômicas.”
O NET é coordenado pelos sociólogos e professores doutores do PPGDR Marcos Mattedi e Maiko Rafael Spiess. Tem como objetivo problematizar as implicações associadas à fusão da ciência e da tecnologia na sociedade moderna.
Segundo Maiko Spiess essa iniciativa prosseguirá após o período de emergência da COVID-19, “considerando o grande impacto social do evento”. Ele ressalta que é uma maneira de comunicar e debater com a Universidade e também de alcançar a comunidade externa.