Associação Enloucrescer é reconhecida em premiação nacional e participa de oficina em Brasília

Associação Enloucrescer é reconhecida em premiação nacional e participa de oficina em Brasília

Foto: Enloucrescer - Divulgação

A Associação Enloucrescer, que reúne familiares e usuários do serviço de Saúde Mental de Blumenau e é assessorada pela ITCP/FURB, segue ampliando sua atuação e reconhecimento em nível nacional. Nos dias 2 e 3 de setembro, a entidade participou da “Oficina Nacional de Saúde Mental, Arte, Cultura, Memória e Economia Solidária”, promovida pelos ministérios da Cultura, Saúde e Trabalho e Emprego, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz. O encontro reuniu experiências de todo o país para discutir inclusão social pelo trabalho, desinstitucionalização da loucura por meio da arte e estratégias de qualificação em cultura, memória e economia solidária.

Na ocasião, a Enloucrescer apresentou suas ações em Blumenau em uma fala conduzida pela presidente Iracema Rodrigues Bezerra da Silva e pela terapeuta ocupacional Ana Carolina Maria Rabelo, do CAPS AD III.

O reconhecimento também veio na área da Psicologia. A associação foi uma das sete experiências premiadas na I Mostra Nacional de Práticas Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), promovida pelo Conselho Federal de Psicologia. Entre 178 propostas inscritas, destacou-se com o trabalho “A experiência da Enloucrescer e a atuação da Psicologia nas ações de reabilitação psicossocial em Blumenau/SC”. O estudo foi publicado como capítulo do livro A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!, lançado pelo Conselho Federal de Psicologia.

A premiação ocorreu no dia 5 de setembro, durante o 23º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ENABRAPSO), em Manaus, e contou com a participação da psicóloga Marina Schiochet como representante da Enloucrescer.