Atividades pelo Orange Day ocorrem na FURB nesta quinta, 25 de maio
Por Jornalismo [23/05/2023] [08 h03]
Na Universidade Regional de Blumenau (FURB), nesta quinta-feira, 25 de maio, ocorrem as atividades do Orange Day – Diga não à violência contra a mulher e crianças. A campanha foi criada pela ONU, que proclamou o dia 25 de cada mês como o Dia Laranja.
Em Blumenau, as atividades pelo Orange Day iniciaram em 2012, por iniciativa da professora Mercedes Reiter, doutora em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, professora do departamento de Engenharia Química da Universidade de Blumenau. Desde então, com o sucesso do programa e a importância de conscientizar a sociedade, o Orange Day se tornou um evento oficial do calendário da cidade. O principal objetivo é conscientizar as pessoas sobre o assunto e promover ações que levem à eliminação da violência contra mulheres e crianças.
Na quinta, 25, acontecerão palestras com diferentes profissionais, como a advogada criminal, Marilaine Ribeiro de Oliveira; a delegada regional de Polícia Civil, Juliana Tridapalli; o coronel da Polícia Militar, Jefferson Schmidt e a juíza de Direito, Quitéria Peres. A ideia é que esses profissionais tirem dúvidas sobre o tema. Também participam do Orange Day, Denise Braz da Luz, representando a OAB; a psicanalista clínica, Edna Esmeraldino; a conselheira tutelar Rosa Maria Lemos e o vereador Sylvio Zimmermann.
As atividades serão realizadas no auditório do bloco J, no campus 1 da Universidade de Blumenau, a partir das 14 horas, com entrada gratuita e aberta à comunidade.