Audiência promove aproximação entre FURB e UFSC para definir oferta de vagas federais

Audiência promove aproximação entre FURB e UFSC para definir oferta de vagas federais

Foto: Comitê FURB Federal

“Avaliamos a audiência como muito positiva e agradecemos aos vereadores e aos colegas das instituições presentes pelo alto nível de diálogo estabelecido. A luta pela federalização da FURB é uma luta de todos e o apoio ao avanço do processo em Brasília é o principal resultado do encontro de ontem”, afirma a reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, sobre a audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Blumenau na noite desta quinta-feira, 25 de maio.

A audiência pública visando discutir e esclarecer questões referentes à expansão da UFSC e de cursos ofertados em Blumenau foi solicitada pelo vereador Adriano Pereira e aprovada pelos demais parlamentares em plenário. “Nós consideramos legítimos os seus projetos de expansão, assim como também conhecemos a história da FURB e sua luta pela federalização. Que bom seria se pudéssemos unir esses dois projetos: o do processo de expansão da UFSC e a realização do sonho que é a Universidade Federal do Vale do Itajaí, mas para isso aconteça nós temos que avançar, planejar, dialogar e unir esforços em prol da ampliação das vagas públicas e gratuitas para a população de Blumenau”, salientou Adriano Pereira, colocando a Câmara de Vereadores à disposição das universidades na luta pela educação.

Ainda segundo a reitora da FURB, a audiência pública indicou que existe um caminho, com segurança jurídica e planejamento econômico, que torna possível a ampliação da oferta de vagas públicas federais na cidade de Blumenau. “Estamos prontos, podemos oferecer 15 mil vagas de imediato, mas entendemos que este caminho passa, obrigatoriamente, por uma aproximação entre a FURB e a UFSC e a continuidade dos trabalhos com o MEC, que conhece a nossa causa”, disse Marcia.

A audiência contou também com a participação de representantes do Comitê FURB Federal, que ocuparam a tribuna para contextualizar a luta histórica da Universidade de Blumenau e defenderam a unificação e fusão das duas universidades, na criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí. O comitê entregou um documento ao vereador Adriano Pereira, solicitando a realização de uma nova audiência entre as duas universidades.

O diretor do Gabinete do Reitor da UFSC, João Luiz Martins, apontou que vai levar ao reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, as manifestações na audiência e, principalmente, a necessidade de diálogo com a FURB. Informou que em agosto vai acontecer uma visita do Conselho Universitário em Blumenau com o reitor e a direção da universidade e vai sugerir que ele se reúna com a reitoria da FURB e sua equipe.

Também disse que vai levar ao reitor a necessidade de um diálogo com o comitê, mas sugeriu que o diretor do campus de Blumenau da UFSC, Adriano Péres, se faça presente nessas discussões. Como último encaminhamento, pediu aos vereadores que façam uma interlocução com os deputados estaduais e federais para que se consiga audiências com o Ministério da Educação para que se possa dialogar e para saber com mais clareza qual é o caminho e qual a sugestão do MEC para esta expansão. 

Entre as colocações feitas na reunião estava a do assessor parlamentar, Erlédio Pering, que informou que a deputada federal Ana Paula Lima (PT) estava em reunião recentemente na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. A pedido da deputada ficou decidido no encontro que membros da secretaria e do ministério devem vir para Blumenau conhecer o campus da UFSC e a FURB, a fim de tentar ver quais são os caminhos que podem ser construídos coletivamente. 

Estiveram presentes o vereador proponente Adriano Pereira e o vereador Professor Gilson, além de assessores parlamentares. Também marcaram presença o Diretor do Gabinete do Reitor da UFSC, João Luiz Martins; o diretor do campus de Blumenau da UFSC, Adriano Péres; a reitora da Furb, Marcia Cristina Sardá Espindola; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Luiza Oliveira; representando a Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Alessandro da Silva, o intendente da Vila Itoupava, Leandro Índio, entre outras autoridades municipais, assessores parlamentares, representantes de sindicatos, professores, estudantes e comunidade. Cerca de 60 pessoas se fizeram presentes na audiência. 

A audiência pública pode ser acessada pelo YouTube da TV Legislativa.

Com informações da Câmara de Vereadores de Blumenau.