Blumenau e região ganham centro pós-covid
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [27/08/2021] [16 h54]
O Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (CRIE) foi inaugurado em 26 de agosto, em um ato simbólico que reuniu autoridades no Hospital Universitário, campus 5 da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O CRIE vai realizar atendimentos especializados para pacientes com sequelas ou complicações pós Covid-19.
Um dos primeiros pacientes do Centro será Maurílio Paulino, de 71 anos, que desde dezembro de 2020 convive com a síndrome pós-covid. “Já estava esperando há muito tempo, mais de oito meses. Com esse recurso que a gente vai ter aqui, só tende a melhorar”, relata Maurílio.
Os pacientes terão acesso a um atendimento interdisciplinar, com acompanhamento de diferentes profissionais da saúde, incluindo médicos de diferentes especialidades, psicólogos e nutricionistas que farão um diagnóstico completo. “A ideia do acolhimento é a gente ter uma visão integral do paciente, por isso várias áreas vão participar do mesmo momento, para construir o plano mais completo possível para o paciente, para reabilitá-lo também o mais rápido possível", explica Tatiana Caetano, enfermeira da Policlínica Universitária, que integra o complexo de saúde da Universidade, no campus 5, local onde os pacientes serão atendidos.
Além disso, o atendimento será realizado junto de estudantes da FURB de diferentes áreas, como medicina, fisioterapia, nutrição e psicologia. “A Universidade tem essa missão do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Esse Centro é uma pesquisa aplicada, ele vai reunir tudo isso. Os nossos estudantes, principalmente da área da saúde, vão participar de todo o processo”, conta a reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola.
Fruto de um convênio entre a Universidade, o município de Blumenau e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI), os serviços do Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (CRIE) vão funcionar através do Sistema Único de Saúde e atender aos municípios da região. “Poder fazer um convênio com o Consórcio Intermunicipal é muito importante. Nós somos uma universidade regional, nossa vocação é atender a região, e o consórcio traz assim todos os municípios e o financiamento necessário para que esse serviço possa ser executado”, diz o vice-reitor João Gurgel da Silveira.
“Não são poucos os casos de pessoas que tiveram a covid, que acabaram na UTI, e que exigem um tratamento pós-covid. Por isso, através dessa união, será possível a disponibilização desse atendimento para todos os municípios”, afirma Ercio Krieck, presidente do CISAMVI.
O prefeito de Blumenau destaca a importância em trabalhar de forma conjunta com outros municípios. “Um ponto importante disso é que, mais uma vez, nós estamos enquanto região do Vale Europeu, trabalhando em conjunto. E a FURB dá esse passo que vai nos ajudar para que isso possa se materializar”, afirma ele.
“Nós estamos desde janeiro trabalhando essa proposta do ambulatório integralizado com outras especialidades, para dar um atendimento integral para esse paciente acometido pela covid. E tenho certeza que a FURB tem estrutura e profissionais qualificados para dar esse atendimento à população”, afirma Maria Regina Soar, vice-prefeita de Blumenau.
Para acessar o serviço, é necessário procurar uma unidade de saúde ou hospital para garantir a regulação do SUS, assim como é preciso ter sintomas e necessidades. Com isso, o médico encaminhará para a Universidade.