Blumenau ganha rede de alta velocidade para educação e pesquisa

Blumenau ganha rede de alta velocidade para educação e pesquisa

Foto: Divulgação do evento

Infraestrutura para troca de dados de alta velocidade interliga universidades.

Na próxima terça-feira, 29 de novembro, às 15 horas, no auditório da Biblioteca Universitária, campus 1 da FURB, ocorre a inauguração da rede local do Programa Redes Metropolitanas Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) para Blumenau e região. A Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem por objetivo principal promover a implantação de redes comunitárias de fibra óptica de alta velocidade em regiões metropolitanas, conectadas por Pontos de Presença (PoPs) da RNP. Atualmente, já são 43 redes em operação. Entre os requisitos para que a cidade e região tenham uma rede, está a presença de duas ou mais instituições federais de ensino e pesquisa.

A Redecomep de Blumenau faz parte do programa Pontos de Agregação da Rede Acadêmica Catarinense (PARC), uma cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação da Santa Catarina (FAPESC), que busca fomentar a criação de conexões entre instituições em municípios no interior de SC. Por isso, a rede vai se chamar PARC Blumenau.

No total, mais de 555 instituições consorciadas no Brasil já utilizam a Redecomep, que conta com 44 redes ópticas. A cobertura total dessas redes já ultrapassou a marca de 3,7 mil km de fibra óptica em todo o país, garantindo ainda um acesso às redes nacional e mundial de pesquisa, por meio de conexões de alto desempenho nas cidades beneficiadas. As redes estão presentes nas 27 capitais e em 20 municípios do interior.

Nas capitais, as Redecomeps estão ligadas diretamente aos PoPs e, no interior, são constituídos Pontos de Agregação (PoAs) para conexão da Redecomep ao PoP, na capital. Em Blumenau, são três pontos de agregação da Redecomep, instalados na FURB, IFC Reitoria e UFSC Unidade Acadêmica.

Neste primeiro momento os Pontos de Agregação da Rede Acadêmica Catarinense (PARC) Blumenau interligam a Universidade de Blumenau (FURB), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Instituto Federal Catarinense (IFC); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Instituto Gene e Centro de Inovação Blumenau. No total, são 11 sites interligados, das seis instituições parceiras (FURB, UFSC, IFC, IFSC, CIB e Prefeitura de Blumenau).

Esta rede atende Blumenau e Gaspar e é uma parceria entre RNP, FAPESC, FURB e Prefeitura de Blumenau. “Tendo conhecimento da grande capilaridade da rede da prefeitura de Blumenau, por intermédio da FURB, a equipe da RNP em Santa Catarina realizou reuniões para buscar essa parceria a fim de interconectar as universidades e centros de pesquisa da região. Além disso, para viabilizar redundância e conexão de unidades, foi realizada uma chamada pública para construção conjunta. A operadora Acessoline Telecomunicações LTDA (ALT) foi a vencedora e ainda permutou com a RNP um trecho de sua rede para conexão de Blumenau até Gaspar”, explica o coordenador geral do Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina (PoP-SC), Edison Melo.

Ainda em construção, até agora foram utilizados na rede aproximadamente 53,25 quilômetros de cabos cedidos pela PMB/FURB e mais 14,5 quilômetros de rede foram construídos. Adicionalmente, 3,7 quilômetros de cabos de fibra óptica foram obtidos por meio de permuta. Com mais de 144 Km de fibras ópticas, a velocidade de transferência de dados entre as unidades conectadas é da ordem de 10 Gbps e a conexão do PARC Blumenau ao PoP-SC/RNP em Florianópolis é de 3,5 Gbps (Gigabits por segundo).

"A inauguração desta rede vem neste momento consolidar e amplificar uma relação de colaboração já existente entre a FURB, as demais instituições e a RNP, o que contribui significativamente para o desenvolvimento da região. Iniciativas como os ecossistemas de inovação, os projetos de pesquisa, ações de extensão e programas técnico-científicos que buscam resolver desafios reais da região poderão ser integrados e amplificados com a conectividade da nova rede, agregando inovação e propósito a estas iniciativas e à formação acadêmica dos estudantes da região", explicou Ana Lúcia Reis, chefe da Divisão de Tecnologia da FURB. 

A solenidade de inauguração da rede contará com a presença do diretor geral da RNP, Nelson Simões da Silva, do presidente da FAPESC, Fabio Zabot Holthausen, da reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, de representantes da UFSC, IFC e IFSC, da prefeitura de Blumenau, do Instituto Gene e Centro de Inovação Blumenau. Representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e da RNP também estarão presentes.