Centro Acadêmico de Fisioterapia promove semana acadêmica sobre cuidado em todas as fases da vida
Por Camila Maurer [05/09/2025] [17 h39]
Estudantes e professores do curso de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) se reuniram no Auditório da Biblioteca na manhã desta quarta-feira, 3, para o primeiro dia da Semana Acadêmica do curso. O evento inclui palestras e workshops guiados pelo tema “Da essência ao legado: a fisioterapia que acompanha histórias”. As atividades abordam o cuidado promovido pelo fisioterapeuta em todas as fases da vida.
“A fisioterapia está presente desde o primeiro minuto de vida, antes de o bebê nascer, preparando a mulher para o parto”, destaca Catharine Soares de Andrade, presidente do Centro Acadêmico de Fisioterapia (CAF). O primeiro dia da programação foi dedicado à infância e incluiu palestras sobre a atuação fisioterapêutica no pré-parto, a fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e o desenvolvimento motor infantil típico e atípico, além de um workshop sobre fisioterapia pediátrica.
Na quinta-feira, 4, a programação é dedicada à fase adulta e conta com palestras sobre lesões pulmonares pelo uso de cigarros eletrônicos, reabilitação esportiva e atendimento fisioterapêutico às vítimas do incêndio da Boate Kiss, ocorrido em 2013. Na sexta-feira, último dia do evento, os cuidados paliativos na fase da velhice e o papel do fisioterapeuta junto a pacientes críticos na UTI serão os temas abordados.
O protagonismo dos estudantes no processo de organização é o ponto alto das Semanas Acadêmicas, organizadas anualmente pelos Centros Acadêmicos que representam os estudantes de cada um dos cursos da universidade. “Semana acadêmica é de estudante para estudante. O papel do professor é muito discreto, na parte administrativa. É lindo ver a universidade fazendo o seu papel de trazer questões de ensino, pesquisa e extensão fora de sala de aula”, avalia o professor José Francisco Gontan Albiero.
Para Aimée Nau, estudante da décima fase do curso, o conhecimento adquirido ao longo das Semanas Acadêmicas contribuiu para o processo de escolha de seu futuro profissional. “As Semanas Acadêmicas foram sempre muito importantes para a nossa formação aqui no curso. Estou na reta final e já tenho minha área definida, então esse primeiro dia está sendo muito especial, pois quero seguir na área da pediatria. Todas as Semanas agregaram muito para eu chegar até aqui com a definição da área que quero seguir”, ressalta.