Centro Acadêmico de Fisioterapia promove semana acadêmica sobre cuidado em todas as fases da vida

Centro Acadêmico de Fisioterapia promove semana acadêmica sobre cuidado em todas as fases da vida

Foto: Nathã Machado

Estudantes e professores do curso de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) se reuniram no Auditório da Biblioteca na manhã desta quarta-feira, 3, para o primeiro dia da Semana Acadêmica do curso. O evento inclui palestras e workshops guiados pelo tema “Da essência ao legado: a fisioterapia que acompanha histórias”. As atividades abordam o cuidado promovido pelo fisioterapeuta em todas as fases da vida.

“A fisioterapia está presente desde o primeiro minuto de vida, antes de o bebê nascer, preparando a mulher para o parto”, destaca Catharine Soares de Andrade, presidente do Centro Acadêmico de Fisioterapia (CAF). O primeiro dia da programação foi dedicado à infância e incluiu palestras sobre a atuação fisioterapêutica no pré-parto, a fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e o desenvolvimento motor infantil típico e atípico, além de um workshop sobre fisioterapia pediátrica.

Na quinta-feira, 4, a programação é dedicada à fase adulta e conta com palestras sobre lesões pulmonares pelo uso de cigarros eletrônicos, reabilitação esportiva e atendimento fisioterapêutico às vítimas do incêndio da Boate Kiss, ocorrido em 2013. Na sexta-feira, último dia do evento, os cuidados paliativos na fase da velhice e o papel do fisioterapeuta junto a pacientes críticos na UTI serão os temas abordados.

O protagonismo dos estudantes no processo de organização é o ponto alto das Semanas Acadêmicas, organizadas anualmente pelos Centros Acadêmicos que representam os estudantes de cada um dos cursos da universidade. “Semana acadêmica é de estudante para estudante. O papel do professor é muito discreto, na parte administrativa. É lindo ver a universidade fazendo o seu papel de trazer questões de ensino, pesquisa e extensão fora de sala de aula”, avalia o professor José Francisco Gontan Albiero.

Para Aimée Nau, estudante da décima fase do curso, o conhecimento adquirido ao longo das Semanas Acadêmicas contribuiu para o processo de escolha de seu futuro profissional. “As Semanas Acadêmicas foram sempre muito importantes para a nossa formação aqui no curso. Estou na reta final e já tenho minha área definida, então esse primeiro dia está sendo muito especial, pois quero seguir na área da pediatria. Todas as Semanas agregaram muito para eu chegar até aqui com a definição da área que quero seguir”, ressalta.