Cine Debate FURB apresenta filme alemão nesta terça, dia 09

Cine Debate FURB apresenta filme alemão nesta terça, dia 09

Foto: Sob licença Creative Commons

Nesta terça-feira, dia 09 de agosto, o Cine Debate FURB apresenta o clássico alemão "O Gabinete do Dr. Cagliari", no Espaço de Cinema e Vídeo da Biblioteca Universitária, no campus 1 da FURB, a partir das 19 horas. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. Aos estudantes a presença no Cine Debate corresponde a três horas de AACC.

Para debater o filme, o Cine Debate desta terça-feira contará com a presença de Jéssica Franzão, estudante de doutorado em Cinema na Universidade de São Paulo (USP) e que integra o coletivo de Mulheres Críticas de Cinema (Elviras) e a equipe de curadoria do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC).

O Cine Debate é uma realização do projeto de extensão "Cine Debate FURB: pensar o mundo a partir da arte cinematográfica". O projeto visa criar um espaço gratuito de lazer, cultura e reflexão para a comunidade acadêmica e externa. "A Universidade é um espaço privilegiado para fomentar essas discussões, para pensar e discutir sobre a arte e criar esses espaços de lazer e entretenimento para a comunidade acadêmica e, também, para a comunidade em geral", comenta a professora do Departamento de Comunicação, Anamaria Teles, coordenadora do projeto.

Serão exibidos diferentes filmes ao longo do ano, tanto clássicos como atuais, com o objetivo de pensar e debater as questões contemporâneas, assim como sobre a obra cinematográfica. O Cine Debate FURB conta com o apoio da Divisão de Cultura da FURB, do Instituto Cultural Brasil Alemanha (@icba.blumenau) e da Aliança Francesa (@afblumenau). 

O Gabinete do Dr. Caligari, dirigido por Robert Wiene (1873-1938), apontado como um dos primeiros filmes do cinema expressionista alemão, é lançado em preto e branco na efervescência artística de 1920 – mas em pleno clima de insegurança política, econômica e social, quando a sociedade alemã estava arrasada e humilhada pelo desfecho da Primeira Guerra Mundial. Período conhecido como República de Weimar, que vigorou de 1919 até 1933, com o início do regime nazista.