Com apoio da Furb, Grande Evento do Coletivo Colmeia ocorre neste fim de semana em Blumenau
Por Maria Tereza Dias Tassinari, estudante de Jornalismo [27/08/2025] [17 h06]
No próximo sábado, 30 de agosto, ocorre a 12ª edição do Grande Evento do Coletivo Colmeia, no Teatro Carlos Gomes. O evento cultural reúne as mais diferentes manifestações artísticas como dança, literatura, cinema, artes visuais, teatro e música, através de oficinas e apresentações. Para sua produção, o Coletivo Colmeia conta com o apoio institucional da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
“A FURB é uma das apoiadoras mais essenciais do coletivo [...], além do trabalho artístico que é central, todo o apoio logístico e de outras demandas que o coletivo tem e que a universidade fornece ao Colmeia. Então nesse sentido a Furb é e sempre foi, desde a primeira edição do nosso grande evento, uma das apoiadoras mais importantes do trabalho do Colmeia em Blumenau.” destaca José Inácio Sperber, membro do Coletivo Colmeia.
Desde o ano de 2019, toda a identidade visual do evento é desenvolvida pelo curso de Design da universidade. O Coletivo aceita voluntários tanto para o dia do evento, como para integrarem as outras atividades, chamadas de polinizações, que levam a arte aos mais diferentes cantos de Blumenau. Essa é uma oportunidade para os estudantes de diferentes cursos colocarem em prática aquilo o que aprendem em sala de aula.
“Acredito que a parceria entre a FURB e o Colmeia é muito importante para o desenvolvimento de um dos pilares da universidade, que é a extensão. Esses estudantes podem ter, durante a participação junto às atividades do coletivo, um laboratório de estudos sobre produção cultural, sobre arte e sobre o trabalho coletivo, então por meio dessa participação, os estudantes vivenciam experiências muito enriquecedoras do ponto de vista da formação profissional.” explica José Inácio.
A novidade para o evento esse ano é a retomada do Grupo de Trabalho de Audiovisual, que contará com a exibição de filmes e curtas metragem durante o Grande Evento do coletivo. A proposta é valorizar artistas e produtores audiovisuais da cidade e da região. Além disso, neste ano, a Rota de Arte Acessível completa 5 anos, e a proposta é ampliar ainda mais as atividades com acessibilidade no evento, que irão desde oficinas para crianças a peças de teatro com tradução simultânea em libras.
A programação completa pode ser acessada nas redes sociais do Coletivo Colmeia.