Com mais de 30 anos de história, Coro da FURB leva cultura e música para além da Universidade

Com mais de 30 anos de história, Coro da FURB leva cultura e música para além da Universidade

Foto: Divulgação

Marcado pela sonoridade lírica, compasso e atenção aos mínimos detalhes, o Coro da Universidade Regional de Blumenau prossegue com seus ensaios semanais durante este mês de julho, mesmo durante o recesso do meio de ano. Criado em 14 de maio de 1992, o grupo hoje é composto por estudantes de vários cursos de graduação, sendo que servidores da FURB e pessoas da comunidade externa também podem participar na condição de voluntários.

“Nosso objetivo é de mostrar um pouco da nossa produção cultural aqui da Universidade, que é muito intensa. Não só com o Coro, mas como outros grupos, tanto de Teatro, de Música, de Dança. Nosso Coro é aberto, a gente tem muitos estudantes, de Música e de outros cursos, as pessoas não precisam ter um conhecimento ou uma experiência prévia de canto coral. E a questão de entrada, a gente tem um limite de quantidade de pessoas para viabilizar as nossas apresentações, mas ao contrário de outros grupos que fazem uma seleção no início do ano e depois ficam fechados o restante do ano, no Coro a gente sempre tem uma troca, uma possibilidade de se entrar a qualquer momento”, destaca o professor Eusébio Nicolau Kohler, regente do coro.

Além de eventos oficiais, aberturas de exposições e solenidades dentro e fora da Universidade, o Coro da FURB se apresenta com certa regularidade em concertos por diferentes cidades do Vale do Itajaí, além de participar dos encontros estaduais de corais das Instituições de Ensino Superior do Sistema Acafe. Historicamente, o repertório valoriza a música catarinense, mesclando embalos da Música Popular Brasileira (MPB) adaptados para o canto lírico.

Entretanto, sempre há novos caminhos e tendências a serem exploradas. Como no ensaio mais recente do coro, por exemplo, realizado na noite de terça-feira (15), que abordou os ritmos musicais oriundos da Eslovênia. Os ensaios semanais são realizados sempre na parte alta do campus 1 da FURB.

Assista à reportagem e saiba mais sobre os ensaios semanais do Coro da Universidade: