Com nova parceria, estudantes de TI da FURB poderão optar por dupla diplomação válida na União Europeia

Com nova parceria, estudantes de TI da FURB poderão optar por dupla diplomação válida na União Europeia

Foto: Lucas Adriano

Estudantes de Ciência da Computação e Sistemas de Informação poderão obter um duplo diploma, válido tanto no Brasil quanto na União Europeia, a partir de um convênio entre a FURB e a Jade University of Applied Sciences, sediada em Wilhelmshaven, noroeste da Alemanha. Alguns detalhes do novo convênio, que deve ser firmado em breve, ainda estão em análise entre ambas as instituições.

A novidade foi repassada em primeira mão a centenas de estudantes dos dois cursos em uma solenidade que ocorreu no auditório do bloco J do campus 1 da FURB na noite desta segunda-feira (30). A apresentação dos benefícios que o programa de dupla diplomação oferece ao profissional da área de tecnologia foi feita por uma estudante de uma Instituição de Ensino Superior de Santa Rita do Sapucaí (MG), que já está na Alemanha há dois anos.

O histórico de mais de 60 anos de história da Jade Hochschule (que é o nome da instituição em alemão) foi apresentado pela estudante. Alunos da FURB puderam esclarecer dúvidas sobre o visto internacional de estudantes, diferença entre dupla diplomação e intercâmbio, custos para realização do programa, requisitos para a prova de proficiência na língua alemã, entre outros detalhes.

“Nós tivemos boas experiências no passado com os parceiros brasileiros para dupla diplomação. E agora, com a FURB, tivemos a oportunidade e a chance de expandi-la. Eu acho que é muito bom incluir novos programas de estudos na estrutura da dupla diplomação, porque então os estudantes podem se organizar em grupo para vir até a Alemanha. Então isso vai ser mais fácil para todos e vai ser um sucesso. Já é um sucesso”, comemora o professor Sebastian Azer, representante da Jade Hochschule no evento.

A dupla diplomação com esta Universidade alemã já existe na FURB desde 2023, com o curso de Engenharia Elétrica. Da mesma forma, os estudantes de Ciência da Computação ou de Sistemas de Informação que optarem pelo duplo diploma terão que se planejar para cumprir os requisitos necessários para a continuidade dos estudos na Europa entre a segunda metade da graduação e o penúltimo semestre.

Por aproximadamente quatro semestres, os estudantes cursarão disciplinas complementares na Jade Hochschule com outros estudantes de várias partes do mundo, uma vez que estas disciplinas habilitarão o aluno para obter o grau de bacharel em área similar àquela da graduação realizada na FURB. Finalizada a temporada de estudos no exterior, o estudante volta ao Brasil para concluir a graduação e, caso aprovado, terá direito a dois diplomas: um válido no Brasil e outro em toda a União Europeia.

A apresentação aos alunos desta nova dupla diplomação foi realizada pela professora Andreza Sartori, do departamento de Sistemas e Computação, que está à frente do processo de dupla titulação, e contou com a presença do Vice-Reitor da FURB, Marcus Vinicius Marques de Moraes; do Chefe de Gabinete da Reitoria, Germano Gehrke; da gestora de projetos de inovação do Instituto Gene, Elaise Sestrem; do responsável pela Coordenadoria de Relações Internacionais, Bruno Tomio; bem como dos coordenadores de curso e docentes de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Assista à reportagem abaixo, produzida pela equipe de Jornalismo da FURB, e saiba mais: