Com oficina de cerâmica, projeto de extensão é premiado na Mostra Blumenau 2022

Com oficina de cerâmica, projeto de extensão é premiado na Mostra Blumenau 2022

Foto: Assessoria da Prefeitura Municipal de Blumenau

A Oficina de Cerâmica que faz parte das atividades do projeto de Extensão “Ações de reabilitação psicossocial em Blumenau e Indaial”, coordenado pelo professor Jaison Hinkel, do departamento de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e ministrada pela professora do departamento de Artes Visuais, Roseli Kietzer Moreira, foi premiada em primeiro lugar na categoria “banner comentado” e recebeu R$ 20.000,00 para o desenvolvimento de suas ações.

A premiação aconteceu durante a Mostra Blumenau 2022, promovida pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). O evento ocorreu de 7 a 9 de dezembro, na Escola Técnica do SUS (ETSUS) e o objetivo foi reunir profissionais da área da saúde, proporcionando um intercâmbio de experiências locais bem-sucedidas. As experiências compartilhadas nessa edição refletiram os processos de trabalho com as seguintes temáticas: ‘Soluções para um Novo Normal’, ‘Conexão Interpessoal Via Redes’, e ‘(Com) vivendo em pandemia’.

A intenção foi apresentar as vivências, contribuindo para a conexão em rede do trabalho do SUS, além de fortalecer as ações inovadoras do município nas soluções dos temas que hoje representam desafios à garantia do direito à saúde.  Ao todo, 49 trabalhos foram selecionados e seis premiados, entre as modalidades banner comentado e comunicação oral.

O trabalho "Gerando Arte, Renda e Saúde Mental" foi escrito em conjunto pelos participantes da oficina, pela terapeuta ocupacional Ana Carolina Maria Rabelo (PMB), pela técnica de enfermagem Thais Faria de Oliveira (PMB), pela professora Roseli e pelos bolsistas extensionistas do curso de Artes Visuais da FURB, Eduardo Matheus Dahlke e Graziele Marian e apresenta a Oficina de Cerâmica como forma de contribuir para a promoção e fortalecimento de ações de reabilitação psicossocial para pessoas em situação de sofrimento psíquico.

"Esse prêmio é fruto de um belo trabalho realizado em rede que envolve a Enloucrescer, os Centros de Atenção Psicossocial de Blumenau, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP/FURB e o Departamento de Artes da FURB. O projeto iniciou em 2013, com a professora Lucinéia Sanches (aposentada) e hoje está sob a responsabilidade da professora Roseli. Receber esse prêmio é uma oportunidade para demarcar a importância que as ações de reabilitação psicossocial possuem, pois a sua principal função é garantir que as pessoas em sofrimento psíquico tenham maior autonomia de vida, ampliando e fortalecendo suas capacidades, convivendo em diferentes espaços da sociedade, como os espaços de produção artesanal e de comercialização, bem como se articulando com outros grupos de Economia Solidária” pontua o professor Jaison Hinkel.

Conforme destaca Roseli, “a elaboração e execução das atividades da oficina são uma construção coletiva e interdisciplinar. Utilizamos técnicas de artesanato com argila para confecção de peças de decoração, buscando estimular a autonomia, criatividade e responsabilidade dos participantes.”

As peças decorativas, após serem finalizadas, são comercializadas em feiras e no Centro Público Vitrine da Economia Solidária.

“Estamos muitos honrados e felizes por mais esta conquista coletiva, que mostra a importância da extensão universitária e a força da Economia Solidária em nossa região e Universidade”, destaca Claudia Sombrio Fronza, Coordenadora da ITCP/FURB.