Com segunda maior coleção de fungos do mundo, curso é referência internacional

Com segunda maior coleção de fungos do mundo, curso é referência internacional

Foto: Thiago Marques

Ministrado pelo professor Sidney Stürmer, um dos mais conceituados estudiosos da área, o curso de curta duração em Taxonomia e Cultivo de Glomeromycota acontece esta semana, até o dia 8 de dezembro, na Universidade Regional de Blumenau (FURB). "O curso é teórico prático para aprender a cultivar e identificar fungos micorrizicos arbusculares (FMAs), os quais são fungos que se associam com as raízes das plantas e ajudam a absorver nutrientes e água”, explica o professor.

O curso é oferecido pela FURB desde 2010, e é uma referência internacional na área, atraindo profissionais de todo país e América Latina. Isso porque a Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota (CICG) que está abrigada na FURB representa a segunda maior coleção viva destes fungos no mundo.

Com a formação em taxonomia, que é a ciência que lida com a descrição, identificação e classificação dos organismos, “o diferencial desse curso é que os participantes analisam e conhecem material vivo de várias espécies desses fungos, entre elas 45 espécies pertencentes ao Filo Glomeromycota e, também, com espécies de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) isoladas de diferentes tipos de solos, vegetação, e oriundas de todas as regiões brasileiras”, destaca Stürmer.

O curso oferece treinamento para identificação morfológica de fungos micorrízicos arbusculares, demonstra técnicas de cultivo dos mesmos, discute aspectos básicos e aplicados da simbiose micorrízica arbuscular e oportuniza aos participantes o conhecimento sobre os procedimentos da CICG, além de promover a interação de pesquisadores de diferentes regiões do país.

“Pesquisas com esses fungos geralmente começam estudando a diversidade dos mesmos, em alguma área de interesse, e para isso o pesquisador precisa saber identificar as espécies e gêneros”, complementa o professor.