Comunicação mobiliza monitores para ações remotas de extensão
Por Central Multimídia de Conteúdo [03/04/2020] [15 h41]
Na terceira semana de isolamento provocado pela pandemia da Covid-19, as aulas mediadas por tecnologia já são uma realidade em todos os cursos da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, as atividades de monitoria e extensão não pararam e ocorrem virtualmente, com o trabalho realizado de forma remota. “É o momento de reforçar as atividades virtuais como potencializadoras de nossas possibilidades de comunicação e educação com o auxílio da tecnologia”, observa o professor Sandro Galarça, chefe do Departamento de Comunicação.
O departamento convocou estudantes monitores para ajudarem os professores e darem andamento nos projetos de extensão. “Seja nas aulas mediadas pela tecnologia ou no apoio aos alunos e professores fora do horário de aula, os monitores desempenham importante papel de mediação da aprendizagem”, considera Galarça.
A monitora do Laboratório de Criação, Elisa Joana da Silva, aluna da sétima fase do curso de Publicidade e Propaganda uniu-se a equipe que ajudou professores a operarem as ferramentas disponibilizadas pela FURB para aulas virtuais. Ela diz que os monitores também podem auxiliar outros estudantes para uso do Microsoft Teams e o AVA3. “Os monitores têm mais facilidade em receber a opinião dos alunos, principalmente pela proximidade, normalmente o aluno fala primeiro com um monitor”, observa. O acadêmico da sétima fase de Jornalismo, Edemir Ern Junior, monitor do Laboratório de Jornalismo Digital, considera que toda ajuda em um momento como esse é válida, “pois se trata de uma oportunidade ímpar na vida profissional e acadêmica de todos”.
Projetos de Extensão
O trabalho de monitores e extensionistas não se restringe à ajuda aos professores e continuidade dos programas de extensão de Jornalismo e Publicidade. No Laboratório de Áudio, projeto interdisciplinar está reunindo o Departamento de Comunicação e o de Psicologia, do Centro de Ciências da Saúde. Éverton Darolt, professor e técnico responsável pelo laboratório, explica que se trata da adaptação das atividades do estágio final do curso de Psicologia, que serão apresentadas em formato de podcast. “Faremos uma abordagem para criação, produção e técnicas de gravação de podcast, em forma de oficina. Os próprios alunos de Psicologia vão produzir o conteúdo após essa atividade”, explicou.
Outra atividade interdisciplinar ocorre no Programa de Extensão Furbot, coordenado pelo professor Mauro Mattos, do Departamento de Ciência da Computação.
Segundo Mauro, a integração das equipes é um processo aplicado desde 2007, quando começaram a desenvolver projetos no Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia, o LDTT.
“A rigor, todos os nossos projetos são interdisciplinares e particularmente temos uma parceria muito forte com a Repúblika, a agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda, e com todo o time dos cursos do Departamento de Comunicação, mas integramos com outras áreas também”, reforçou Mauro. Ele completa dizendo que existe uma experiência de mais de dez anos entre alunos e professores de diferentes departamentos e realidades, integrando outras áreas do conhecimento para unir esforços e produzir os resultados que atendam os objetivos dos projetos.
“Dentro do escopo do Programa Furbot, um dos projetos chama-se Odontogame e neste projeto estamos integrando a Computação, a Publicidade e Propaganda e a Odontologia. O propósito do projeto é desenvolver um jogo digital que possa ser levado para as escolas junto com o projeto FURB Móvel, para que enquanto as crianças fiquem esperando a sua vez para fazer a revisão odontológica na unidade móvel, elas tenham alguma atividade lúdica paralela. Vale o mesmo no projeto Edujornalimo, cuja intenção é integrar as atividades de Letramento Digital com materiais que eventualmente serão produzidos na Repúblika com apoio da área da Computação”, reforçou o coordenador do programa.
Os estudantes vinculados à Repúblika participaram esta semana de uma reunião com a equipe do Instituto FURB e com a coordenação do professor Leandro Werner vão desenvolver um plano de comunicação para o órgão, que é o principal elo entre as demandas do mercado e a Universidade.
A equipe que administra a Divisão de Extensão da FURB (DAEX) também está atuando remotamente. A chefe da divisão, Marilda Angioni, informou que cerca de 40% dos projetos de extensão aprovados para 2020 conseguiram fazer os encaminhamentos burocráticos na transição das atividades presenciais para o período de isolamento. Segundo ela, as ações são importantes e mesmo que os universitários não possam ir a campo neste momento, podem iniciar as atividades com preparação e planejamento dos trabalhos, leituras, entendimento do processo extensionista e da curricularização. Os servidores da DAEX estão ajudando os coordenadores de projetos com os processos de seleção de bolsistas, na medida em que possam ser realizados a distância.