Concurso de design premia projetos com foco na felicidade
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [07/12/2020] [15 h15]
E se o design pudesse fazer o dia a dia de alguém 10% mais feliz? Para tentar responder a essa pergunta, estudantes de Design da FURB, em parceria com a empresa Glück, criaram o Concurso FIB 2020. A sigla tem relação com a Felicidade Interna Bruta que recentemente começou a surgir em pesquisas e estudos no mundo todo como um indicador de desenvolvimento social.
Participam do concurso projetos de design com foco na melhoria do dia a dia das pessoas. Vítor Lima, presidente do Centro Acadêmico de Design (CAD) FURB, explica que o design é capaz de gerar motivação e bem estar, além de contribuir com a acessibilidade e outros fatores que tornam as pessoas mais felizes. O objetivo é gerar impacto positivo na vida das pessoas.
As iniciativas puderam ser submetidas por acadêmicos de todo o país e as inscrições encerraram no domingo, 06 de dezembro. “A gente não queria que fosse um concurso qualquer. Não podia ser de mostra de trabalhos. Tinha que ter um porquê, a gente preza muito por isso. Para a gente é muito importante que fizesse um sentido maior”, afirma Vítor.
O estudante conta que a proposta surgiu de uma conversa despretensiosa com Laís Glück, fundadora e diretora criativa do estúdio de design Glück. O movimento cresceu e se tornou um concurso que busca revelar projetos que tornem o dia das pessoas mais fácil, resultando assim no aumento da felicidade. "Felicidade não é só ser feliz, mas escutar as pessoas, entender as dores, os problemas. Felicidade é também falar de problema", aponta o estudante.
O júri é formado por profissionais do mercado e professores que avaliarão critérios como inovação e relevância. Os grupos que envolvam estudantes de diferentes cursos ganham ponto extra pela transdisciplinaridade.
“Vai ao encontro do que a gente acredita para o centro acadêmico: ser plural de verdade. A gente consegue resolver problemas no dia a dia de uma forma melhor quando a gente tem pessoas diferentes envolvidas no processo”, explica Vítor Lima.
Os vencedores serão conhecidos no dia 13 de dezembro através do perfil no Instagram do CAD. O projeto premiado receberá R$500,00 para a equipe e mais R$300,00 para destinar a uma instituição beneficente escolhida pelo grupo.
O concurso tem o patrocínio da HBSIS, AMBEV, Brasilic e DCE FURB.