Concurso premia trabalhos e estágios inovadores

Concurso premia trabalhos e estágios inovadores

Foto: CMC

O 1° Concurso TCC Inovador e Estágio Modelo promovido pelo Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) teve suas inscrições prorrogadas até o dia 28 de março. Podem participar estudantes dos cursos do CCT: Arquitetura e Urbanismo, Design e as engenharias de Alimentos, Agronômica, Civil, Elétrica, Florestal, Mecânica, de Produção, Química e de Telecomunicações, inscrevendo trabalhos de conclusão de curso ou relatórios de estágio supervisionado obrigatório.  
 
Para participar é preciso enviar um banner, conforme modelo do concurso e um vídeo (pitch) de até um minuto para o endereço colaboratorio@furb.br. Os trabalhos aprovados serão expostos nos dias 29 e 30 de de março no perfil oficial do Colaboratório FURB no Instagram (@colab.oratorio).  
 
Segundo o coordenador do concurso, professor Jonathan Utzig, o evento foi pensado para iniciar uma tradição de reconhecimento dos esforços dos estudantes e seus trabalhos. “Pretendemos criar a tradição de reconhecer este esforço e assim também motivar nossos alunos a desenvolverem atividades significativas que serão proveitosas para eles próprios, para o mercado e por consequência, para a sociedade", explica o professor.
 
Votação pelas redes sociais
 
Nas duas categorias: TCC Inovador e Estágio Modelo, o trabalho com maior pontuação será conhecido no dia 31 de março e recebe prêmio e certificado. A pontuação será calculada a partir da qualidade técnica, inovação e relevância, e impacto da proposta e do trabalho desenvolvido pelos estudantes. Além disso, a qualidade do material de divulgação dos trabalhos e o número de likes nas publicações no perfil do Instagram do Colaboratório FURB também somarão à pontuação.
 
Segundo as especificações do edital do Concurso TCC Inovador e Estágio Modelo, os trabalhos inscritos devem ter nota maior ou igual a 8,5. Sobre os materiais de divulgação e apresentação, o vídeo deve ser gravado na horizontal e conter as informações essenciais e o diferencial do trabalho, despertando o interesse do público e dos avaliadores. Já o banner deve seguir o modelo do concurso.
 
Os critérios de avaliação que serão seguidos pelos professores e profissionais convidados pelo concurso são a originalidade e criatividade na utilização da solução proposta e seu grau de inovação, relevância do potencial de inovação e utilização pelo público-alvo, potencial de aplicabilidade da solução proposta, considerando seu impacto ambiental e seu grau de contribuição para a resolução de problemas industriais, empresariais e sociais, e a apresentação do Pitch. Em caso de empate, o critério de desempate é o trabalho que apresentar maior grau de inovação, originalidade e criatividade.
 
Também segundo o edital, não há roteiro para a apresentação, o importante é que os acadêmicos apresentem o diferencial de seus trabalhos, demonstrando a aplicabilidade e as melhorias e vantagens. 
 
Acesse aqui a retificação do edital