Cultura universitária se reinventa
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [26/08/2020] [18 h43]
Com aulas síncronas, com estudantes e professores, cada um de sua casa, os cursos de Dança, Música e Teatro, além dos grupos artísticos e outros projetos da FURB adaptaram seus cronogramas de atividades e continuam com seus encontros. Muitos dos resultados das práticas, que geralmente ficavam dentro da sala de aula, agora estão sendo mais divulgadas nas redes sociais dos cursos. “A arte é um refúgio, ela é um jeito de darmos conta do que está acontecendo”, comenta Ruan Rosa, da Divisão de Cultura da FURB.
Música na Universidade
“A palavra-chave tem sido adaptação” e o maior aprendizado para a Orquestra da FURB neste momento é em relação às tecnologias, comenta o maestro Roberto Rossbach. A orquestra manteve seus ensaios de forma remota nos últimos meses, e para manter o grupo ativo, o maestro colocou em prática a ideia de gravar peças musicais para a divulgação nas redes sociais, pelo Instagram da orquestra, o @orquestra_furb.
Para a produção desses vídeos, o maestro Roberto encaminha as partituras da nova peça para cada integrante. Depois, há os ensaios e acompanhamentos e, por fim, a gravação individual de cada instrumento. Com a base musical preparada pelo maestro, cada integrante grava de casa e envia para os monitores, que reúnem e editam os vídeos.
Expressão Teatral
O Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), que aconteceria de forma presencial no mês de julho, foi adiado e para movimentar o cenário teatral e complementar a futura realização do festival, a coordenação do FITUB realizou o evento virtual “FITUB Conversa”. Durante oito dias, artistas e profissionais da área puderam discutir o cenário teatral latino-americano, suas memórias, histórias, inovações, discussões, legislações, e as produções e perspectivas durante a pandemia.
Já o Grupo Teatral Phoenix, formado por acadêmicos da FURB e pela comunidade, seguiu por três linhas diferentes de trabalho durante a pandemia. Uma das vertentes de trabalho foi para a realização de uma pesquisa com ex-integrantes para resgatar a memória do grupo.
A segunda foi para a promoção de lives nas redes sociais com esses ex-integrantes, para compartilhar com a comunidade as histórias e afetividades do grupo ao longo dos anos. Performances teatrais também foram realizadas e gravadas pelo grupo, e estão disponíveis para a comunidade no Instagram @grupoteatralphoenix.
Dança
O cenário da dança na Universidade foi muito ativo durante a pandemia, com promoção de lives com profissionais e artistas da área, debate de diversas temáticas e divulgação de trabalhos na web. O curso de Licenciatura em Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) continuou com suas aulas práticas e ensaios mediados pela tecnologia, e os trabalhos dos acadêmicos foram divulgados nas redes sociais do curso (@dancafurb).
O Grupo de Danças Alemãs da FURB participou, inclusive, de festivais internacionais virtuais de dança folclórica. Os ensaios também seguiram de forma remota. A cada encontro há a seleção e ensaio individual de algum dos trabalhos coreográficos do grupo. Após os ensaios o grupo decidiu ainda realizar gravações das coreografias para compartilhar e divulgar nas redes sociais.
Na reportagem da FURB TV você acompanha estas e outras histórias sobre o cenário cultural na pandemia.