Dança na Escola SC discute impactos da pandemia
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [19/10/2020] [16 h49]
Projeto legitimado pelo Edital Elisabete Anderle de Cultura 2019 promove a Semana Dança na Escola SC, que ocorre entre os dias 26 de outubro e 1º de novembro e discute como a pandemia da Covid-19 impacta de modo radical o ensino nas escolas e em todas as suas relações envolvidas, nesse ambiente de convívio e construção de conhecimento onde o movimento, a proximidade, o toque e o corpo são fundamentais. O evento aproxima profissionais de cinco Estados do Brasil e as inscrições podem ser feitas até 22 de outubro.
Proposta por Rodolfo Lorandi e Maria Claudia Reginato, a iniciativa intitulada originalmente “Pesquisa-criação e Formação-continuada em dança (com a rede municipal-estadual de ensino de SC)” promove a ação de formação-continuada em um formato de residência artístico-pedagógica totalmente virtual e propõe vivências, mesa-redonda, leitura e discussão, oficinas, lives e rodas de conversa sobre temas robustos. Já na abertura aparece a interrogação: Dança – o que a escola tem a ver com isso? assunto que será analisado por um grupo de professores e artistas com larga experiência: Marco Aurélio Cruz Sousa, coordenador da graduação em Dança da FURB, Juliana Silva Lopes, Felipe Ferreira Ferro, Ana Paula Darolt e Marina da Rocha Sobrosa.
As atividades de formação contarão também com convidados e professores de quatro estados (SC, PR, BA e CE) e cinco cidades (Florianópolis, Blumenau, Curitiba, Salvador e Fortaleza), profissionais com experiência em diferentes linguagens de dança, assegurando uma rara oportunidade de interlocução entre pesquisadores que são referência na produção de pensamento em torno da dança como: João Paulo Lima, Bianca Scliar, Jussara Xavier, Gabriel Ferreira, Lidiani Emmerich, Oberdan Piantino, Nathan Luz de Beltrand, Jônatas Raine de Oliveira Andrade e Luiz Gabriel Vasconcelos.
O cronograma de atividades coloca a dança na escola como foco e a intenção é envolver professoras da rede de ensino de Santa Catarina (nas áreas de artes visuais, dança, teatro, educação física e demais interessados na incorporação da dança em suas práticas), assim como acadêmicos de cursos de graduação e licenciatura em artes, dança, teatro, educação. física e pedagogia de diferentes universidades, bem como interessados em debater e aprender com o tema.
Os encontros virtuais serão por videoconferências transmitidas em tempo real, e poderão ser acessadas em três redes (Facebook, Youtube e Instagram, pelo @dançanaescolaSC). Os acervos, além dessas redes, também serão disponibilizados posteriormente pelo Spotify, através de podcasts. As atividades (vivências, mesas-redondas, leituras e discussões, oficinas, lives e rodas de conversa) irão atravessar a discussão entre dança e escola, propondo vivências práticas e conversas em através da dança contemporânea, das danças de salão, do teatro, das danças de contato improvisação, da dança e escrita, da improvisação, inclusão, diversidade, racismo, sexualidade, corpo, prevenção socioemocional, entre outras temáticas/áreas. Durante a semana, de 26 a 30 de outubro, os encontros ocorrerão entre 19h e 22h. No fim de semana, no sábado, dia 31, entre 8h e 21h e, no domingo, 1º de novembro, entre 8h e 11h30. O cronograma detalhado com as atividades e temas está nas redes sociais da Semana Dança na Escola SC.
Interessados em residir poderão acessar o formulário de inscrição pelas redes do projeto entre 12 e 22 de outubro. Para confirmar presença como ouvinte, é preciso enviar mensagem pelas redes sociais ou pelo e-mail rodolfolorandi@hotmail.com, bem como acessando às redes nos horários de programação. As vagas para a residência serão preferencialmente divididas por mesorregiões de Santa Catarina. Porém, tendo vagas, pessoas de todo o Brasil podem se inscrever. Por sua vez, o acesso geral às redes e acervos produzidos (vídeos, textos e podcasts) será liberado para qualquer pessoa e a qualquer momento.