Dissertação analisa propaganda de responsabilidade social
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [07/12/2016] [11 h35]
Foto: Divulgação
O mestrando Paulo Roberto Vieira de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação da FURB, defende sua dissertação nesta sexta-feira, dia 9, a partir das 9 horas, na sala F-204 (campus 1).
O título do trabalho é “A Propaganda de Responsabilidade Social Corporativa em Empresas Brasileiras de Grande Porte”.
São membros da Banca de Defesa: Presidente - Prof. Dr. Edson Roberto Scharf – FURB; Titulares - Prof. Dr. Luciano Castro de Carvalho – FURB e Prof. Dr. Allan Augusto Platt – UFSC; Suplente - Prof. Dr. Giancarlo Gomes – FURB.
Resumo da dissertação
Conhecer os elementos que são utilizados nos comerciais de Responsabilidade Social Corporativa e contribuir com a literatura acadêmica foram os maiores motivadores deste trabalho.
A dissertação teve como objetivo analisar a propaganda de organizações brasileiras que empregam a Responsabilidade Social Corporativa – CSR em suas mensagens publicitárias.
Desta forma, foram analisadas as propagandas de CSR de quatro grandes empresas brasileiras, buscando identificar o teor das propagandas em relação ao apelo da linguagem empregada, a identificação dos atributos estruturais e de conteúdo e sobre os significados destas peças à luz do consumerismo.
O estudo teve como população o ranking da Interbrand, do ano de 2014 e foi utilizada uma amostragem não probabilística e seleção por intencionalidade, elegendo Itaú e Coca-Cola como objetos do estudo, além de uma comparação com BIC e AMIL, que não constavam do ranking, mas que também possuem comerciais dessa natureza. Se trata de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa com a adoção da Análise Crítica do Discurso – ACD, segundo os preceitos de Fairclough (1995).
Ao final do trabalho foi evidenciado que as peças publicitárias evidenciaram a linguagem da propaganda contemplada com teores emocionais, ditas transformativas, segundo Puto e Wells (1984).