Estudantes de escolas de Ensino Médio iniciam projeto de Iniciação Científica Junior na FURB

Estudantes de escolas de Ensino Médio iniciam projeto de Iniciação Científica Junior na FURB

Foto: Lucas Adriano

Desenvolver práticas educativas experimentais articulando conhecimentos químicos com os saberes escolares nos Laboratórios de Química da FURB, participar de eventos científicos e produzir de materiais de divulgação científica estão entre as atividades desempenhadas por um grupo de sete estudantes de Ensino Médio de escolas de Blumenau e região que atuarão na FURB através do programa “Educação Científica de estudantes da educação básica por meio da experimentação em Ciências e Química”, do PIBIC-EM, Programa de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio.

Cinco novos bolsistas de Iniciação Científica Junior (ICJ) e mais dois pesquisadores voluntários estão entre os participantes do programa e todos são estudantes de escolas públicas ou privadas e de Ensino Médio Técnico de Blumenau e região. O primeiro encontro, realizado na quarta-feira (3), foi marcado por uma apresentação da infraestrutura dos Laboratórios de Química da FURB a estes adolescentes.

“É uma das funções básicas do projeto, entenderem que a área de Química é uma área pela qual eles podem se dedicar no futuro. Ser cientista é uma profissão como qualquer outra e como eles estão iniciando dentro da Universidade, isso vai passar a fazer parte do currículo deles quando se apresentarem ao mercado”, comenta a professora Arleide Rosa da Silva, responsável pelo PIBIC-EM no âmbito dos Laboratórios de Química da FURB, que conta com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Durante os próximos doze meses, os estudantes serão acompanhados por professores tutores do curso de Química da FURB e do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), conhecendo seus trabalhos e auxiliando estes profissionais em suas linhas de pesquisa. Um dos principais objetivos é provar aos adolescentes da grande relevância do conhecimento da química, presente no cotidiano e para o mercado de trabalho. Outro propósito do projeto é fornecer conhecimento a estes estudantes sobre as interdisciplinaridades presentes no estudo da Química com as competências que dialogam com Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, a chamada abordagem STEM. Desta forma, os adolescentes podem já sair do Ensino Médio com habilidades diferenciadas, pensamento crítico e conhecimento para resolução de problemas químicos no futuro.

Assista à reportagem elaborada pela equipe de Jornalismo da FURB sobre o assunto e saiba mais: