Em auditório lotado, curso de Direito realiza aula magna com a presença da jurista Alice Birchal
Por Lucas Adriano [14/03/2025] [17 h29]
O auditório do bloco J do campus 1 da FURB ficou cheio na noite desta quarta-feira (12) para a aula magna do curso de Direito da Universidade. Em pauta, desafios do cenário jurídico brasileiro e um protocolo de julgamento sob a perspectiva de gênero, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A grande atração da aula magna, organizada pelo Diretório Acadêmico Clóvis Bevilácqua (Daclobe), foi um debate com a jurista mineira Alice Birchal, Desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Além de explicar de que forma a questão de gênero entrou na sua trajetória tanto acadêmica quanto na magistratura, a convidada participou de um debate com a advogada e professora do curso de Direito da FURB, Bruna Boldo Arruda, e a Juíza de Direito Quitéria Tamanini Vieira, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
“Para nós, do Centro de Ciências Jurídicas, estar completando 57 anos da graduação do curso de Direito é um motivo importante. Primeiramente, por estarmos recepcionando numa aula magna os nossos calouros. Nós temos aí hoje aproximadamente 220 alunos, novos ingressantes para o curso de Direito. E também pela temática hoje aqui abordada, a mulher sendo protagonista e principalmente ocupando seus espaços”, afirma Feliciano Alcides Dias, diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade.
Segundo os estudantes do curso, a vinda da magistrada de Minas Gerais foi articulada pela docente Wanda Muniz Falcão e ocorre no mês em que se comemora o dia internacional da mulher. Além de lembrar a data, o debate revela um esforço que há entre juristas no sentido de não mais reproduzir ações discriminatórias à mulher, resgatando fatos como as leis de amparo à mulher vítima de violência, por exemplo, que são iniciativas ainda recentes na história jurídica do Brasil.
Entre as presenças ilustres da aula magna, destaque para o professor Marcus Vinicius Marques de Moraes, Vice-Reitor da FURB, professor Feliciano Alcides Dias, diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), professor César Augusto Wolff, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FURB, membros da OAB/SC Subseção Blumenau e do Poder Judiciário. O presidente do Daclobe, estudante Pedro Henrique Vailati Cunha, e o presidente da OAB/SC Subseção Blumenau, advogado Pedro Cascaes Neto, também tiveram momento de fala e parabenizaram os estudantes pela grande adesão à aula magna, destacando a relevância do meio jurídico na sociedade.
Assista à reportagem em vídeo e veja como foi a aula magna do curso de Direito da FURB: