Embaixador da Áustria e cônsul honorário em Blumenau visitam a FURB

Embaixador da Áustria e cônsul honorário em Blumenau visitam a FURB

Foto: Kiko Koch

Em visita a Santa Catarina, o embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, foi recebido pela reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Marcia Sardá Espindola, na manhã desta quarta-feira, 08 de março. O encontro na reitoria da Universidade de Blumenau contou ainda com a presença do cônsul honorário da Áustria em Blumenau, Mauro Kirsten e foi acompanho pelo coordenador de Relações Internacionais da FURB, Bruno Tomio, pelo chefe de gabinete, Germano Gehrke e pelo professor do curso de Química e pesquisador da Universidade, Jurgen Andreaus, que é austríaco.

Na conversa, Scholz conheceu um pouco mais sobre as parcerias com as universidades austríacas de Innsbruck e Viena, com as quais a FURB já tem acordos de cooperação e sobre as opções para estudantes estrangeiros na Universidade de Blumenau, como as disciplinas oferecidas em língua inglesa, especialmente nos cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). 

Embaixador da Áustria é recebido com bandeira do país
A bandeira austríaca usada na recepção foi presente de um estudante em intercâmbio.

A formação de profissionais na área da saúde, que são necessários em toda a Europa, também foi assunto em pauta, assim como o ensino e a proficiência na língua alemã e as iniciativas para o fortalecimento das relações entre os países. A aproximação com as engenharias e a arquitetura foi outro tema de conversa e o embaixador citou os arquitetos austríacos Karlz Schwanzer, Otto Wagner e Klemenz Holzmeister. Sobre o primeiro, existe um documentário com legendas em português e sobre os dois últimos, materiais disponíveis para exposição no acervo do Museu de Viena. Scholz citou ainda a influência de Oscar Niemeyer no desenvolvimento da arquitetura moderna.

O cônsul honorário da Áustria em Blumenau, Mauro Kirsten, afirmou a importância da visita à Universidade, pelo seu histórico e relevância regional, e sugeriu que a FURB elabore um projeto ou apresente uma demanda específica para o consulado levar à embaixada.

“Uma possibilidade são bolsas para o custeio à formação de profissionais de enfermagem, por exemplo”, citou a reitora Marcia, que agradeceu a visita e deixou a FURB à disposição para projetos futuros. “Vamos olhar com atenção os acordos que já temos com a Áustria e ver como podemos avançar”, disse o coordenador de Relações Internacionais, Bruno Tomio.

O embaixador Stefan Scholz deve retornar a Blumenau em outubro, para conhecer a Oktoberfest, a convite da Prefeitura de Blumenau.