Encontro incentiva pesquisa e desenvolvimento de soluções para o mercado

Encontro incentiva pesquisa e desenvolvimento de soluções para o mercado

Foto: Divulgação

Para incentivar novas parcerias com o mercado, a Universidade Regional de Blumenau (FURB), por meio do Instituto FURB, reuniu professores pesquisadores para apresentar resultados concretos obtidos via prestação de serviços para pesquisa e desenvolvimento de soluções demandadas por empresas nacionais e multinacionais.

Atualmente, a FURB tem mais de 20 projetos em desenvolvimento e neste primeiro encontro apresentou aos pesquisadores a geladeira Top Freezer com Autosense IF56B Black, da Electrolux. O produto é resultado de um trabalho desenvolvido no laboratório de Food Preservation & Innovation (LabFood) da Universidade. O refrigerador mantém os produtos mais frescos, além de reduzir o consumo de energia em 45%. “Nós fomos indicados à Electrolux pela Embraco, que já é nossa parceira. Após o início dos trabalhos, passamos por muitos testes e seguimos até hoje com várias atividades junto à empresa”, explica a pesquisadora e coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, professora Carolina Krebs de Souza. Para ela, os benefícios dessas parcerias são inúmeros, “envolvem a formação de pessoal, aumentam a rede de contatos dos nossos estudantes e professores, promovem o crescimento profissional e refletem na melhoria da infraestrutura de laboratórios, necessária para manter a qualidade dos serviços”, destaca.

O gerente Latino América - Food Preservation da Electrolux, Marcelo Campani participou de modo remoto do encontro promovido pela Universidade e também ressaltou a importância da parceria com a FURB. “Levamos esta parceria para o time global. Uma parceria de sucesso como essa foi super bem reconhecida dentro da Electrolux, por isso prospectamos novos serviços com a Universidade, inclusive com a possibilidade de desenvolver projetos em parceria tripartite”, disse o gerente.  Os primeiros contatos entre a empresa e a Universidade de Blumenau aconteceram em 2020 e as tratativas já resultaram em mais de 20 protótipos e lançamentos no mercado nacional e internacional.

O diretor do Instituto FURB, Christian Krambeck, explica que este é um processo simples e benéfico para todos os envolvidos: “o ensino no século XXI precisa e deve estar próximo da vida e dos desafios reais. O que essas empresas estão fazendo e desenvolvendo em termos de pesquisa e inovação nos interessa e, para nós, da FURB, essa troca é fundamental. Todos aprendem e o resultado vem a curto prazo”, salienta Krambeck.

O Instituto FURB é a fonte de orientação sobre as possibilidades de conexões entre empresas e a Universidade e quem tiver interesse em saber mais sobre as possibilidades de parcerias via prestação de serviços pode entrar em contato pelo telefona (47) 3321-7371.  

A reportagem é da FURB TV.