Equipe em ação nos bastidores, para que as aulas continuem

Equipe em ação nos bastidores, para que as aulas continuem

Foto: CCM

Lá se vão duas semanas de atividades de ensino inteiramente mediadas pelas tecnologias na Universidade Regional de Blumenau (FURB), desde o isolamento definido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em virtude da pandemia da Covid-19. Para que as aulas possam acontecer, além de professores e alunos, muitas adaptações tem sido feitas para garantir pleno funcionamento da Universidade, que conta com quadro técnico administrativo capacitado, comprometido e que não tem medido esforços para manter a qualidade dos serviços que sempre foram a marca da instituição.
 
As rotinas foram alteradas, os escritórios invadiram as salas das casas, a travessia para um novo estilo de vida está exigido superações diárias. "Não se pode negar que a convivência com os colegas de trabalho faz muita falta”, considera Bárbara Sabrina Salvador, servidora da Coordenadoria de Planejamento (COPLAN) e atual presidente da Associação dos Servidores da FURB (ASEF).
 
Bárbara reconhece que em casa, muitas vezes, não se consegue seguir o planejamento de atividades, “por conta dos filhos que também estão precisando de auxílio para as atividades remotas, então o trabalho precisa ser realizado em horários alternativos, em que a rotina da casa permita”.  Mas observa que “as ferramentas que temos na FURB estão facilitando bastante o trabalho. Nós já tínhamos os arquivos à disposição online e agora, quando necessário, fazemos reunião pelo Teams. Além disso, especificamente os softwares que utilizo consigo acessar remotamente”.
 
A chefe da Divisão de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (DGDP), Gilmara Zimdars, analisa que o primeiro momento foi de mais ansiedade, “quer seja pela ameaça do coronavírus, quer seja pela nova realidade de trabalhar home office”. Enfatiza que para a grande maioria tudo foi novidade e que o uso dos sistemas e de novas tecnologias estão dando oportunidade de descobertas e novas possibilidades. “Com certeza este é um momento de aprendizado para todos na Universidade”, reforça Gilmara.
 
Na Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) o foco do trabalho durante este período de quarentena está na análise dos cadastros do Programa de Bolsas UNIEDU. Para agilizar os processos em relação às bolsas que são responsabilidade da Universidade, servidores de outros setores integraram-se à equipe da coordenadoria. “É um processo novo na FURB, com entrega de documentos 100% online e trabalho remoto, são muitos aprendizados, com certeza” reforça Diego Probst, coordenador da CAE. Os atendimentos psicológicos aos estudantes também já foram retomados e duas psicólogas atuam de forma remota.  
 
Uma das equipes mais requisitadas nas primeiras duas semanas é da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI). O principal desafio está no suporte aos canais de comunicação para atendimento e para o uso do Microsoft Teams, que é a plataforma disponível para a realização das aulas síncronas, com alunos e professores em sala de aula, via Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA3. Igualmente a Divisão Modalidade de Ensino (DME) tem atuado sem horário de expediente para dar conta das demandas com as aulas docentes para as aulas mediadas por tecnologias.
 
Além dos atendimentos aos alunos pelo WhatsApp (47) 3321-0290 sobre assuntos relacionados às questões acadêmicas e financeiras, na Divisão de Registros Acadêmicos (DRA),  o trabalho está direcionado para a finalização do processo de matrículas do primeiro semestre do ano e já começou a organização do próximo, com a elaboração dos horários de disciplinas.
 
Os estudantes que se formam neste semestre também estão tendo um acompanhamento especial da DRA com relação às disciplinas pendentes, cumprimento de atividades complementares (AACCs) e entrega dos documentos exigidos pelo MEC.
 
Atuando remotamente, a Divisão de Administração Financeira (DAF) tem como um dos principais focos a negociação de mensalidades a partir de um trabalho integrado com a DRA e a CAE. “Essa integração foi muito importante para nós. O resultado melhor ainda: em números absolutos, nós temos hoje a menor evasão nos últimos cinco anos”, destacou Fernando Krambeck, chefe da DAF.
 
Atendimento ao servidor
 
Em atenção aos servidores, tanto técnicos administrativos quanto docentes, a DGDP disponibilizou dois canais de comunicação especialmente para esse momento: o e-mail saudedoservidor@furb.br e o WhatsApp 3321-0326. São acompanhados diariamente pelo serviço social e de psicologia da Divisão.
 
“O objetivo é manter um canal aberto com os servidores para acompanhar as possíveis dificuldades nesse período de isolamento. Temos muitos servidores que residem sozinhos, longe dos familiares e por isso pensamos que era importante que soubessem que estamos disponíveis para auxiliar neste momento novo para todos”, destaca Gilmara.
 
“Além disso, nossa preocupação foi estabelecer um canal para acompanhar possíveis situações de servidores que viessem a adoecer por conta da Covid-19 e que porventura demandassem apoio, orientação, acompanhamento. Enquanto o WhatsApp é novidade, o e-mail saudedoservidor@furb.br já existe há bastante tempo e é um canal de atendimento aos servidores para todas as questões pertinentes a saúde, além de ser utilizado como canal de divulgação de ações de educação em saúde”, explica a assistente social Andreia Pilatti, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da DGDP.
 
Para a reitora Marcia Sardá Espindola, o apoio e a dedicação dos servidores da FURB foram imprescindíveis e corresponderam às expectativas em relação a manter a qualidade de ensino e de serviços prestados pela Universidade. A capacidade de adaptação ao trabalho remoto foi surpreendente. “O que vimos foi um movimento rápido de migração e adequação enorme dos professores, para o sucesso das aulas remotas. Estudantes participando ativamente, dando retornos positivos sobre as novas experiências. E, para que tudo isso fosse possível, a equipe administrativa trabalhou de forma incansável, fazendo com que as rotinas não parassem. Não estamos sozinhos, fazemos parte desta comunidade forte que é a FURB. Agradecemos a dedicação de todos, certamente sairemos fortalecidos dessa experiência”, conclui a reitora.