Estudante da FURB é campeão nacional na categoria Universitária do Campeonato Brasileiro de Karatê

Estudante da FURB é campeão nacional na categoria Universitária do Campeonato Brasileiro de Karatê

Foto: Lucas Adriano

De 4 a 8 de dezembro, Brasília (DF) foi palco do Campeonato Brasileiro de Karatê, reunindo atletas das artes marciais de todo o país. Na competição, os blumenauenses Kauan Ribeiro, que já foi estudante da FURB e medalhista em outras competições, e André Nunes, estudante que está no 4º semestre de Ciência da Computação, superaram as expectativas e conquistaram juntos um total de sete medalhas.

André Nunes, atleta apoiado pela FURB, conquistou uma medalha de ouro (campeão brasileiro universitário de karatê), uma de prata (categoria kumite sub-21 84 kg) e uma de bronze (kumite equipe sub-21). Já Kauan Ribeiro conquistou uma medalha de ouro (campeão brasileiro kumite equipe sênior) e três de bronze (kumite equipe sub-21, individual sub-21 75 kg e individual sênior 75 kg).

Ambos disputaram a competição por meio do Instituto Itoupava Blumenau de Karatê, liderados pelo técnico Charles Gaulke, egresso do curso de Educação Física da FURB. Após o término da competição, tanto o técnico quanto o atleta André Nunes e sua mãe, Daniela Nunes, foram recebidos no gabinete da Reitoria da FURB na tarde de segunda-feira (16).

“Ficamos muito orgulhosos e agradecidos de ele levar o nome da FURB numa competição nacional e ser o campeão. Nós fazemos questão de recebê-lo na Reitoria para que ele nos traga toda essa trajetória, como foi o percurso e chegar até o final com esse sucesso. Para nós é muito importante, o nosso jovem ter o senso de trabalho em equipe, disciplina, superação. (...) É necessário o incentivo da Universidade para que eles não desistam, possam continuar a sua gradação, é o mínimo que podemos fazer pela dedicação que eles têm, porque de fato são histórias de superação”, ressalta Marcia Sardá Espindola, Reitora da FURB.

Segundo a mãe de André, o jovem encarou com muita seriedade o processo de recuperação das lesões que acabou sofrendo no decorrer dos últimos meses, contando com o apoio de profissionais da FURB que possuem projetos de extensão na área da fisioterapia. Após a recuperação e o bom desempenho na competição nacional, o jovem de 20 anos continua seu preparo, com foco agora em competições internacionais.

Acompanhando a reunião realizada no Gabinete da Reitoria com o atleta, o coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Aurélio Faustino Hoppe, deixa claro o grande incentivo que a FURB dá para que seus estudantes pratiquem atividades físicas, destacando o trabalho das atléticas acadêmicas, que podem usar o Complexo Esportivo da Universidade em suas ações. Segundo o docente, a participação em competições, da mesma forma que a prática de atividades físicas constantes, são formas de aliviar a tensão psicológica que existe em áreas como a computação, além de se manter uma vida saudável.

Assista à reportagem abaixo e saiba mais sobre a trajetória do atleta, que é apoiado pela FURB: