Estudante da FURB participa de iniciativa internacional com propostas inovadoras para planos de negócio
Por Lucas Adriano [12/06/2025] [17 h27]
Promover a internacionalização na prática é possível para estudantes dos mais variados cursos da Universidade Regional de Blumenau. A cada primeiro semestre do ano, uma disciplina ministrada totalmente em inglês é oferecida a estudantes de todos os cursos de graduação da FURB para quem deseja aprofundar seus conhecimentos na área cultural, de negócios ou de mercado internacional, a Culture and International Business Negotiations. Além disso, a disciplina tem o objetivo de familiarizar os estudantes com o ambiente de aula em universidades estrangeiras, além de permitir a participação de estudantes intercambistas.
Com tais iniciativas de fortalecimento da internacionalização, a FURB participa há algum tempo do programa X-Culture, organizado pela Universidade da Carolina do Norte e adotado em disciplinas em inglês, o programa reúne estudantes de diversas nacionalidades, para responder, em grupos multiculturais, a desafios propostos por empresas reais. Neste semestre, um total de 1.121 equipes foram formadas com acadêmicos de 141 nacionalidades distintas, pertencentes a 161 universidades localizadas em 41 países nos seis continentes.
Das mais de mil propostas feitas, somente 18 equipes tiveram seus projetos avaliados como os melhores do semestre, entre eles o da estudante de Comércio Exterior da FURB, Laura Andriely Correia Nunez Mendez, que fez sugestões e apontamentos a uma empresa americana de drones que está planejando a expansão dos seus negócios para a Austrália. Segundo a jovem, o domínio do inglês, que ela já possui, foi fundamental para a excelência da atividade em grupo, que contou com a interação virtual, por mensagens de texto ou com reuniões em chamadas de vídeo, com estudantes dos Emirados Árabes, Polônia, Estados Unidos, entre outros países.
“É um trabalho de mais ou menos oito semanas. O estudante faz esse trabalho ao longo da disciplina, (...) o estudante entra num grupo virtual com estudantes de outros países e tem que desenvolver um trabalho em oito semanas. (...) Os estudantes brasileiros, principalmente os nossos aqui da nossa disciplina, que participaram do projeto tem um entendimento do mercado internacional que nenhum outro estudante tem”, afirma Germano Adolfo Gehrke, coordenador do curso de Comércio Exterior da FURB e professor que ministra a disciplina.
Além da estudante, uma empresa pioneira na produção de calçados e acessórios a partir de fibra da bananeira em Santa Catarina também foi destaque no X-Culture deste ano. A PacoaEco, que já passou pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) realizado na FURB recentemente, despertou grande interesse dos estudantes que aderiram ao programa. Do total de 1.121 equipes participantes, 454 grupos (40,5%) escolheram a PacoaEco como empresa para desenvolver uma proposta relativa aos desafios apresentado, recebendo elogios do fundador e coordenador do X-Culture. A fundadora da empresa, Fabiana Bertoldi, desenvolveu a cadeia de produção sustentável para sua linha de produtos. a partir da extração da fibra da bananeira, em Corupá, passando pela produção do tecido, em São Francisco do Sul, até a montagem das peças de forma ainda artesanal, em Blumenau e São João Batista.
Assista à reportagem e saiba mais sobre o X-Culture: