Estudantes da FURB beneficiados pelo Universidade Gratuita iniciam capacitação para contrapartida do programa

Estudantes da FURB beneficiados pelo Universidade Gratuita iniciam capacitação para contrapartida do programa

Foto: Focus FURB

Pioneira em Santa Catarina, a FURB já está iniciando junto aos seus acadêmicos beneficiados pelo programa Universidade Gratuita, do Governo do Estado, os procedimentos para realização de suas contrapartidas acadêmicas, que são um pré-requisito para o custeio integral das mensalidades nos cursos de graduação. Para isso, um passo importante para foi dado na Universidade, no último sábado (6).

 

Mais de 300 estudantes de diversos cursos participaram de uma qualificação, no auditório do bloco J do campus 1, sobre o Projeto de Extensão Focus, que existe na FURB há mais de 20 anos e que realiza pesquisas sobre dinâmicas políticas, sociais, econômicas, culturais e religiosas de Blumenau. Uma das contrapartidas do Universidade Gratuita na FURB será a realização de pesquisas de opinião, em convênio com a Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau.

 

Serão desenvolvidas duas pesquisas principais: uma sobre as percepções das mulheres de Blumenau acerca do seu bem-estar e avaliará diferentes aspectos da Oktoberfest e outra sobre a percepção e o senso de pertencimento dos blumenauenses em relação ao turismo na cidade e à Oktoberfest. O resultado dessas pesquisas será utilizado pelo poder público municipal para promoção de políticas públicas que visem atender demandas apresentadas pela comunidade local nestes questionários.

 

“Do ponto de vista metodológico, essa pesquisa também tem uma importância muito grande. A gente está envolvendo uma equipe de pesquisadoras de aproximadamente 200 mulheres, o que vai garantir uma capilaridade muito grande de cobertura nos diferentes grupos sociais, bairros, perfis etários, socioeconômicos. Então, pela primeira vez, trabalhar com uma equipe de campo tão extensa, tão grande quanto essa, também vai contribuir e muito para a qualidade final da amostra e dos resultados da pesquisa”, disse Cynthia Boos de Quadros, coordenadora do Projeto Focus.

 

As inscrições dos bolsistas ocorreram em junho e encontros futuros já foram marcados com os estudantes para as próximas etapas da contrapartida. A FURB continuará firmando convênios com entidades da região para que os estudantes possam ter condições de participar de outras atividades que se enquadrem como contrapartida ao Universidade Gratuita, ampliando ainda mais o alcance e o impacto positivo dessas ações à toda sociedade.

 

Assista abaixo a uma reportagem em vídeo sobre o assunto: