Estudantes de Artes Visuais da FURB expoem obras na 4ª exposição coletiva no Museu Haas
Por Isabela Gorges, estudante de Jornalismo [22/09/2025] [16 h12]
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizou, em parceria com o Museu Haas, a 4ª exposição coletiva de acadêmicos do curso de Artes Visuais, que ocorreu no dia 11 de setembro. A mostra foi resultado do projeto “Museu Haas: interdisciplinaridade e novas perspectivas para um museu histórico blumenauense”, que aproximou a produção acadêmica do acervo e da temática do espaço cultural.
A iniciativa contou com um edital voltado aos acadêmicos do curso, que encaminharam 15 propostas de obras, analisadas pela curadoria formada pelo coordenador do curso de Artes Visuais, Prof. Ms. Pedro Gottardi; pelo chefe da Divisão de Cultura da FURB, Ruan Rosa; e por integrantes da equipe do Museu Haas, incluindo Elke Haas, gestora, e Pedro Silva, historiador do museu.
Ruan Rosa destacou a continuidade da parceria entre FURB e Museu Haas: “Não só através dessa exposição. O Museu Haas levou uma exposição lá para a universidade no ano passado, com acadêmicos de história, de artes visuais e de outros cursos. Temos vindo para cá, realizando práticas de estágio. Então acho que é uma troca que fortalece as duas instituições e mostra a relevância de a universidade estar inserida em espaços de educação museais, também chamados de não formais”, explica.
Elke Haas, gestora do Museu Haas, comentou sobre a relação da exposição com o tema do museu: “Ela se conecta pelo tema que temos aqui no museu. É o primeiro museu funerário. Falamos bastante sobre o tema da morte e, consequentemente, muito sobre a vida e as obras universitárias. Ela pulsa muito, demonstra bastante vida e energia, e isso traz vida para o nosso museu também. Fica muito feliz e honrado em receber todas essas obras aqui dos acadêmicos da FURB e completa bastante a nossa proposta sobre o tema.”
As obras selecionadas estabeleceram diálogo com a identidade do Museu Haas e foram expostas na Sala Rosa Haas de exposições temporárias. A mostra reuniu trabalhos em diferentes linguagens artísticas, como desenho, pintura, fotografia, gravura, escultura e instalação, promovendo reflexões sobre a existência e a finitude.