Estudantes de ensino médio desenvolvem atividades de química forense na Universidade

Estudantes de ensino médio desenvolvem atividades de química forense na Universidade

Foto: Thiago Marques

O projeto Educação Científica, que tem por objetivo o incentivo às carreiras científicas, realizado pelo curso de Química da Universidade Regional de Blumenau (FURB), retornou suas atividades nesta quinta-feira, 16 de março.

Estudantes do ensino médio participam do projeto e o exercício realizado nesta quinta, foi ligado à química forense. Os estudantes receberam várias evidências de um crime, analisaram em laboratório os indícios recolhidos, utilizando técnicas da área, e chegaram à conclusão sobre a causa da morte. 

Cena do crime analisado pelos estudantes
A cena do crime foi montada para que os estudantes recolhessem o material.

Os químicos forenses analisam as propriedades físicas e químicas de diferentes materiais a fim de identificá-los corretamente. “O objetivo é que esses jovens tenham aproximação com o ambiente universitário e que eles entendam como podem seguir carreira cientifica. Nós queremos levar para esses estudantes a oportunidade de gerar educação cientifica de fácil acesso”, explica a coordenadora do projeto, professora Arleide Rosa da Silva.

As atividades acontecem uma ou duas vezes por mês, e a cada encontro os alunos participam de dinâmicas que tenham relação com a escola. Arleide comenta também que o projeto coloca em prática aprendizados escolares, demonstrando suas finalidades aos estudantes na prática. “A ideia é que a gente integre os saberes escolares com os conhecimentos da Universidade, porque muitas vezes os alunos estão estudando química no ensino médio, mas não veem finalidade nesse conhecimento. Então o projeto ajuda os estudantes a perceber a aplicação dos conhecimentos, por meio das atividades que realizamos”, explica a professora.