Estudantes de Farmácia da FURB produzem material educativo sobre uso de canetas de insulina para auxílio da população

Estudantes de Farmácia da FURB produzem material educativo sobre uso de canetas de insulina para auxílio da população

Foto: Internet

Vídeos serão disponibilizados a pacientes diabéticos dos 14 municípios do Vale Europeu

 

Estudantes do curso de Farmácia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) desenvolveram materiais educativos em vídeo sobre o uso de canetas aplicadoras de insulina. O trabalho foi desenvolvido pelas estudantes Kelli Cristina Andrzejewski e Paola Priebe durante uma disciplina de estágio, sob orientação da professora Mônica Cristina Nunes e da farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Pomerode Ligia Hoepfner. O material produzido pelas estudantes foi lançado oficialmente em evento realizado na Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE) na última sexta-feira, 24. A partir de agora, os vídeos devem ser utilizados em consultas farmacêuticas e eventos de educação em saúde dos 14 municípios que integram a associação.

O projeto foi realizado em parceria com a Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica da Comissão Intergestores Regional (CIR) Médio Vale e com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMVE). Os vídeos produzidos pelas estudantes incluem orientações sobre a caneta aplicadora de insulina e seus componentes, transporte e armazenamento, preparação para o uso, ajuste da dose, técnica de aplicação e cuidados pós-utilização. A ideia de produzir o material nasceu a partir de uma demanda identificada por farmacêuticos dos municípios de Pomerode e Timbó. “A gente percebe que esses pacientes recebem a prescrição e não sabem como utilizar. Eles chegam na farmácia sem isopor, sem caixa térmica, nunca manusearam uma seringa ou uma caneta”, destaca Ligia Hoepfner, farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Pomerode.

 

 

Para as estudantes, a produção do material tornou a experiência de estágio ainda mais enriquecedora. “Foi muito enriquecedor fazer esse estágio, ver os farmacêuticos atuando nas dispensações e a partir disso promover um trabalho que pode auxiliar profissionais e pacientes”, avalia Paola Priebe. Para Mônica Cristina Nunes, professora que orientou o projeto, o trabalho revela a conexão entre o mundo acadêmico e as demandas da comunidade. “É importante que o aluno interaja com a comunidade não só para dar uma devolutiva para a sociedade do que é investido na universidade, mas também para a formação do estudante de forma mais integrada como prevê nosso plano político-pedagógico”, ressalta Nunes.

O projeto também foi um dos trabalhos premiados na terceira edição do Prêmio Lucia Sevegnani de Democratização do Conhecimento, entregue durante a Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da FURB.