Estudantes de graduação da FURB criam jogos educativos focados no público infantil
Por Lucas Adriano [22/09/2025] [16 h53]
Pensar em atividades que propiciem entretenimento e educação pedagógica a crianças em idade pré-escolar é um desafio e tanto para os pais nos dias de hoje, ainda mais com a apresentação cada vez mais precoce deste público ao mundo dos smartphones, tablets e notebooks. Pensando nisso, integrantes do projeto de extensão FURBOT, com foco no desenvolvimento de softwares e difusão de soluções computacionais com viés didático, desenvolvido por estudantes da área de Ciência da Computação, criaram a “Arena de Jogos”, composta por onze mini games voltados ao público infantil.
O produto está em constante aprimoramento e atualmente dois bolsistas do FURBOT estão trabalhando nesta aplicação, que vai receber mais mini games em breve. Os mais recentes são o “Escovação”, no qual o jogador precisa passar uma escova sobre os dentes do personagem à medida que eles vão sujando, e “Higiene Bucal”, que é similar ao anterior mas que o jogador precisa também alimentar o personagem e fazer a limpeza dos dentes com creme dental, fio dental e outros itens. Todo o planejamento visual do mini game e programação foi operacionalizada pelos estudantes, de modo com que o game contabilize erros, acertos, cliques e alertas dados ao usuário.
“O Arena de Jogos existe, mais ou menos, desde 2022, foi criado no pós-pandemia. O objetivo dele é ter vários mini games que ensinam o pensamento computacional, alguns dos pilares do pensamento computacional, que é abstração, reconhecimento de padrões, algoritmos e a decomposição, de uma forma divertida para as crianças. Então, elas podem escolher dentre um dos joguinhos e trabalhar algumas dessas habilidades sem necessariamente saber no que, de fato, estão trabalhando”, explica a professora Luciana de Araújo Kohler, responsável pelo Laboratório de Transferência de Tecnologia (LDTT) da Universidade e coordenadora do FURBOT.
Assista à reportagem produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e saiba mais: