Estudantes de Moda produzem filme para apresentar coleção

Estudantes de Moda produzem filme para apresentar coleção

Foto: CMC

As estudantes da sétima fase do curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau (FURB) estão produzindo um Fashion Film. A atividade substitui o tradicional desfile de moda presencial feito pelo curso, que este ano, em decorrência da pandemia, teve que ser repensado.
 
O coordenador do curso, professor Adilson da Silva, explica que esses filmes são uma tendência. “Os desfiles presenciais não acontecem mais desde o início da pandemia. Existem os desfiles virtuais, mas são extremamente caros e ainda são poucas empresas especializadas. O fashion film permite uma dinâmica muito bacana, em que é possível mostrar e demonstrar tudo como se fosse um desfile presencial”.
 
É nesta atividade que as estudantes aplicam todo o conhecimento que adquiriram durante a graduação. “É um momento muito importante para a parte acadêmica, pois elas vão colocar em prática tudo aquilo que aprenderam durante os semestres anteriores. Nesse sentido, é uma expectativa muito grande e a gente procura sempre dar essa dinâmica, para proporcionar a realidade do que acontece nas grandes, médias e pequenas indústrias”, destaca Adilson.
 
A turma é formada por  20 alunas e cada uma precisa desenhar 10 looks. Destes, 40 serão escolhidos pelas próprias estudantes em uma avaliação anônima. Depois disso, os croquis selecionados vão ser produzidos e o fashion film, gravado.
 
Para esta coleção, verão 2021/2022, as estudantes escolheram como inspiração “Cotê d’Azur”, que significa costa azul e é uma parte do litoral sul da França, no mar Mediterrâneo. A aluna Vanessa Barth conta um pouco sobre a expectativa para a atividade. “É a concretização do que a gente aprendeu durante todo esse tempo e é um desafio porque a nossa é a primeira turma que vai fazer um fashion film. Nós estamos com desafios, até financeiros, de ver como vamos viabilizar esse fashion film, mas estamos bem animadas para esse resultado final”.