Estudo caracteriza unidades de paisagem do rio Itapocu
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [27/10/2016] [11 h36]
O mestrando Felipe Augusto Hoeflich Damaso de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB faz a defesa pública da dissertação na próxima terça-feira, dia 1º., a partir das 10 horas, na sala D-401 (capacidade de dez pessoas).
“Caracterização das unidades de paisagem na bacia hidrográfica do rio Itapocu para fins de planejamento territorial” é o título do trabalho.
A Banca Examinadora é composta pelo Prof. Dr. Juares Jose Aumond – FURB; Prof. Dr. Celso Lopes de Albuquerque Junior (UNISUL); Profa. Dra. Cristiane Mansur de Moraes Souza – FURB; Prof. Dr. Oklinger Mantovaneli Junior – FURB.
Resumo da dissertação
Considerando a importância dos recursos naturais, especialmente os recursos hídricos, para a sobrevivência dos ecossistemas naturais e das populações humanas, o presente estudo versa sobre a utilização de uma metodologia de planejamento com a delimitação das unidades da paisagem na Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu com vistas ao planejamento territorial.
Essa metodologia leva em consideração que os fenômenos ocorridos na superfície terrestre são um grande sistema dinâmico e complexo em que o uso e a ocupação do espaço pelo homem interagem com o meio natural ampliando ainda mais essa complexidade.
Para essa pesquisa, foram necessários levantamentos relativos à natureza física da área, bem como levantamento das questões socioeconômicas (antrópicas) da bacia hidrográfica. A partir do levantamento dos componentes, elementos e fatores condicionantes da bacia hidrográfica, foram identificadas, caracterizadas e propostas as unidades da paisagem da bacia com vista ao adequado uso e ocupação do solo.
A área de estudo é a Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, importante região do estado de Santa Catarina no que se refere aos seus aspectos econômicos (região industrial com alto IDH e PIB elevado) e naturais (possui grande área preservada e com ecossistemas importantes para o equilíbrio ecológico da região).
Essa bacia sofreu recentemente com fenômenos climáticos de grande intensidade que colocaram em cheque a forma de ocupação e o ordenamento do solo. Esse estudo objetivou apresentar uma proposta de delimitação das unidades de paisagem para fins de planejamento territorial. Os resultados obtidos poderão contribuir como subsídio para um melhor uso e ocupação da área, e dessa forma visando melhorar a qualidade de vida das populações ali residentes, conservando e valorizando a água no âmbito da bacia hidrográfica e minimizando o impacto sobre o meio ambiente.