Evento comemora os 25 anos de Ciências da Religião na FURB

Evento comemora os 25 anos de Ciências da Religião na FURB

Foto: Divulgação do evento

Nos dias 17 e 18 de março, a Universidade Regional de Blumenau (FURB), em parceria com a Associação dos Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina (Aspersc), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e o Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (Fonaper), realiza o XII Seminário Catarinense de Ensino Religioso (Secaer) e o VII Encontro Acadêmico do Curso de Ciências da Religião: 25 anos de Licenciatura em Ensino Religioso.

O evento comemora os 25 anos do curso Ciências da Religião - Ensino Religioso da FURB. “Uma trajetória que inicia em 1996, e contempla muitas construções, desafios, parcerias e conquistas. É referência nacional e internacional por seu caráter pioneiro, compromisso e qualidade no ensino, pesquisa e extensão na área consoante com entendimento de um Estado laico, cuja legislação preconiza uma educação integral e para todos, sem quaisquer formas de discriminação e proselitismo religioso na escola pública”, destaca a coordenadora do curso, professora Simone Riske Koch.

Atualmente, o curso de Ciências da Religião é ofertado na FURB por meio do FUMDES/UNIEDU e conta com seis turmas, em cinco cidades diferentes do Estado, em parceria com outras instituições de ensino superior (IES) da ACAFE: em Lages (Uniplac), Laguna (UNESC), Jaraguá do Sul (Católica), Rio do Sul (Unidavi).

O público-alvo do evento são professores que atuam com Ensino Religioso ou áreas afins na educação básica, pedagogos, estudantes da licenciatura em Ciências da Religião e pesquisadores em geral.

Programação

17/03

18h30 – Ato de Abertura

19h – Mesa de Abertura: Ciência da Religião e a Formação docente em Ensino Religioso

Convidados:

Profa. Dra. Lilian Blanck de Oliveira (FURB)

Prof. Dra. Nelise Wielewski (UNA – Costa Rica)

Prof. Dr. Tarcísio Alfonso Wickert (FURB)

Prof. Dr. Élcio Cecchetti

18/03

08h Rodas de Conversa: Unidades Temáticas BNCC

- Identidades, diversidades e alteridade

- Crenças religiosas e filosofias de vida

- Manifestações religiosas

13h30 Comunicação de Trabalhos

15h30 Assembleia ASPERSC

16h Encerramento/Momento Cultural

Mais informações no site do evento https://doity.com.br/xiisecaer/informacoes ou com a professora Simone Riske Koch, coordenadora do curso na FURB, pelo telefone (47) 99989-4088.