Evento de tecnologia reúne alunos de Computação da FURB

Evento de tecnologia reúne alunos de Computação da FURB

Foto: Divulgação

A conferência existe há 15 anos e aposta no compartilhamento de conhecimento de diversas comunidades

 

Alunos do curso de Ciências da Computação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) estiveram em contato com as diferentes áreas do setor durante o The Developer Conference (TDC), maior evento brasileiro sobre desenvolvimento de software, que ocorreu em Florianópolis no início do mês. O TDC reúne os principais organizadores de eventos, palestrantes, empresas e patrocinadores do setor em uma única plataforma.

O TDC é realizado desde 2008 e conta com cinco eventos anuais nas cidades de Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. Este ano a edição foi especial: após dois anos com atividades apenas remotas por causa da pandemia de covid-19, as atividades ocorreram de forma híbrida. Outra novidade é que o evento agora é Plataforma de Inovação Aberta focada no desenvolvimento do ecossistema de tecnologia através de eventos híbridos e on-line.

Só da FURB participaram quase 20 estudantes de forma presencial. Alguns deles tiveram a inscrição paga pelo Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT), da própria FURB. Já a aluna Larissa Zózimo Antunes teve a inscrição patrocinada pela empresa Pacetech, localizada no Centro de Inovação Blumenau (CIB). Já o transporte para todos os participantes foi financiado pelo projeto Acredito.

Os professores do Departamento de Sistemas e Computação, Dalton Solano e Luciana Pereira de Araújo acompanharam os estudantes durante todo o dia nas palestras e gincanas propostas para trocar conhecimentos e buscar novas experiências.

Dentre as atividades, destaque para o aluno Umberto Oliveira Neto de Araújo Leonetti, que foi o que mais fez networking e foi recompensado com uma caneca térmica da empresa Twilio. Para essa conquista ele precisou cumprir alguns desafios e se conectar com no mínimo 40 novas pessoas via LinkedIn.

Os alunos formados na FURB também tiveram excelentes resultados. O egresso Jorge Kohn ganhou uma competição de programação que foi proposta pela empresa LocalWeb. A atividade teve como finalidade desenvolver uma solução para o jogo Campo Minado na linguagem de programação Javascript. Jorge realizou a atividade em 13 minutos, menor tempo entre todos os competidores do dia.

A professora Luciana explica que um evento desse porte é muito importante para os acadêmicos. “Eles têm uma visão geral de diversas áreas da computação, aprendem conceitos diferenciados, novos termos técnicos além do networking entre diversos profissionais da área”, completa.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de estar em contato com renomeados profissionais de diferentes áreas da computação e aprender a fundo um pouco mais sobre as grandes empresas que mais investem em tecnologia atualmente.

Texto: Vanessa Trapp, Agência de Notícias do curso de Jornalismo da FURB.